FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Movimentação fácil de cargas elevadas com esferas transferência da igus isentas de lubrificação

Esferas de transferência em polímero para mesas transportadoras garantem uma capacidade de carga cinco vezes superior.

igus

Texto e Imagem: Igus 

As mesas de esferas são utilizadas para o transporte de produtos pesados ou delicados em diferentes direções.

Estando equipadas com as novas esferas de transferência em polímero da igus, asseguram um transporte rápido. As esferas de transferência fabricadas com o plástico de alto desempenho xirodur B180 suportam cargas até 500 N, são isentas de lubrificação e de manutenção. Pequenas esferas de aço inoxidável no interior permitem um funcionamento suave da esfera grande em polímero.

As mesas de esferas são utilizadas em qualquer aplicação na qual seja necessário transportar cargas sensíveis ou pesadas de A para B: artigos como placas de circuitos impressos, alimentos, mercadorias em aeroportos, vidros ou produtos da indústria de processamento de chapas metálicas.

Ao utilizar esferas de transferência nas mesas transportadoras, é possível transferir as cargas rápida e facilmente em qualquer direção. As novas esferas de transferência da igus são fabricadas a partir de polímeros de alto desempenho, assegurando um transporte suave, mesmo sob cargas elevadas. Para as esferas de transferência em polímero, a igus utiliza o seu material comprovado xirodur B180.

A semelhança com as esferas de transferência metálicas termina na dimensão idêntica; todas as unidades da igus são isentas de lubrificação e de manutenção, assegurando que nenhuma massa lubrificante adere aos produtos a serem transportados.

Pela utilização de uma esfera de plástico, estas novas unidades são particularmente adequadas para o transporte de produtos sensíveis. Uma outra vantagem relativamente ao metal é que as esferas de transferência podem ser utilizadas em qualquer posição de instalação, seja horizontal, vertical ou suspensa, alargando agora a aplicabilidade à indústria de mobiliário.

Capacidade de carga cinco vezes maior graças ao novo design

As esferas de transferência em polímero otimizadas apresentam um novo alojamento, conseguindo agora suportar até cinco vezes mais carga do que a versão anterior.

As esferas de transferência estão atualmente disponíveis em três tamanhos de instalação e, consoante o tamanho, suportam uma carga axial de 150 a 500 N. Graças ao seu material, estas são muito resistentes ao desgaste, apresentam uma longa duração de vida e um efeito de isolamento elétrico.

As esferas de transferência são montadas simplesmente pressionando-as nos furos da superfície de aplicação.

Caso o utilizador deseje uma fixação adicional, a igus fornece um anel de fixação para segurança adicional. Se for necessário ter uma solução totalmente isenta de peças metálicas, as esferas de transferência podem ser montadas com pequenas esferas de vidro no interior do alojamento, obtendo-se assim uma solução totalmente isenta de metal e não magnética.

Sobre a igus

A igus é um dos fabricantes líderes a nível mundial no setor de sistemas de calhas porta-cabos articuladas e casquilhos deslizantes em polímero.

A empresa sob gestão familiar com sede em Colónia está representada em 35 países e emprega aproximadamente 4150 colaboradores em todo o mundo.

Em 2018 a igus com “motion plastics”, componentes plásticos para aplicaçðes com movimento, conseguiu atingir um volume de vendas den 748 milhðes de euros.

A igus detém o maior laboratório de testes e as maiores fábricas do seu ramo industrial a fim de poder proporcionar aos seus clientes, em muito pouco tempo, soluções e produtos inovadores adaptados às suas necessidades.