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Revista TecnoAlimentar

Montiqueijo junta-se à Too Good To Go e muda rótulos para diminuir o desperdício alimentar

A Montiqueijo juntou-se à nova iniciativa de sensibilização da Too Good To Go para combater o desperdício alimentar - "Observar, Cheirar, Provar” – e passará a ter, a partir de julho, um selo de sensibilização no rótulo dos seus queijos curados (cesto de três) com data de durabilidade mínima, de forma a contribuir para criar uma maior consciência da necessidade de uma leitura correta dos prazos de validade.

Queijo

Um gesto simples que pretende suscitar uma mudança de mentalidade, comportamento e aumentar o nível de conhecimento do consumidor sobre os diferentes rótulos, evitando o desperdício alimentar que é gerado devido a uma leitura incorreta dos mesmos.

Em linha com o que tem sido uma estratégia para um caminho mais sustentável e com a intenção de ter um papel mais ativo na educação dos consumidores que permita gerar mudanças e comportamentos mais conscientes, a Montiqueijo aderiu a esta iniciativa que incentiva os mesmos a utilizarem os seus sentidos antes de deitar fora alimentos que têm datas de validade “Consumir de preferência antes de” e "antes do fim de". Isto é, observar o alimento, verificando se se encontra em bom estado, cheirá-lo e comprovar se o seu cheiro é o suposto e prová-lo para verificar que não existe alteração no sabor original. Se o alimento passar nestes três testes, e desde que tenha sido conservado segundo as normas, significa que continua próprio para consumo, mesmo quando ultrapassada a sua data de validade. 

 Para Tânia Teixeira, diretora de Marketing da Montiqueijo, «esta iniciativa faz muito sentido porque nos permite, a nós produtores, explicar ao consumidor como é que ele pode identificar se o produto está ou não alterado após a data de validade referenciada no rótulo. Isto porque muitas vezes, apesar de já ter terminado a validade, o produto pode não estar efetivamente estragado».  

Segundo Madalena Rugeroni, Country Manager da Too Good To Go Portugal e Espanha, «para uma marca como a Too Good To Go, cujo propósito é combater o desperdício alimentar, a urgência de iniciativas de educação que se traduzam em ferramentas práticas e escaláveis - como é o caso da nossa app e agora deste novo selo - são uma prioridade. A necessidade de colocarmos em prática este projeto em vários países onde a Too Good To Go atua, prende-se com o facto de que, segundo os últimos dados da Comissão Europeia, 53% dos consumidores não sabe o significado dos diferentes rótulos. A consequência são cerca de 8.8 milhões de toneladas de comida desperdiçada por ano na Europa. Estes são números aos quais não podemos fechar os olhos».

Ao aderir a esta iniciativa, a produtora de queijos portuguesa demonstra mais uma vez o seu compromisso na diminuição do desperdício alimentar e a sua filosofia sustentável que faz parte da sua missão.