FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Mistura de Sólidos – Novos desafios na manipulação de alergénicos, evitando contaminação cruzada e minimizando o tempo de paragem para limpeza dos equipamentos

A mistura de sólidos é um processo essencial nas mais variadas indústrias, da química, farmacêutica à alimentar. Períodos de mistura curtos e excelência na homogeneidade, assim como a manipulação delicada dos sólidos, são os desafios essênciais nos processos de mistura modernos. A adição de ingredientes, em muito baixas concentrações, exige soluções de dosagem automática fiáveis e precisas, bem como a seleção do tipo de misturador mais adequado.

Ultimamente, outros critérios de processo são alvo da atenção dos fabricantes. A frequente variação das receitas. Para garantir a idoneidade e pureza dos produtos, entre diferentes receitas, a contaminação cruzada tem de ser eliminada, minimizando riscos de contaminação por alergénicos e garantindo o cumprimento das regulações da etiquetagem.

A concepção dos misturadores, assim como dos sistemas de mistura, para a denominada ‘Execução Higiénica’ é de uma grande exigência. O factor de sucesso para uma boa produtividade é a facilidade de limpeza, uma vez que esta operação implica um tempo de inactividade do equipamento/sistema. A limpeza a seco, é a opção largamente preferida pela indústria alimentar, havendo nesta um reduzido risco de desenvolvimento bacteriano assim como a inexistência do tempo de secagem.

A Gericke é a empresa pioneira na concepção de misturadores para sólidos para as mais exigentes aplicações, nomeadamente as que requerem execução higiénica. Alicerçada no conhecimento e em estudos científicos, testes exaustivos e a experiência de muitas instalações em todo o mundo, o misturador de duplo-eixo GMS é o líder tecnológico do mercado. Novas opções e funcionalidades, tornam o misturador GMS, agora, ainda mais versátil, estando disponível em capacidades de 140 a 5.000 litros.

Qualidade de excelência na mistura de micro componentes, tempo de mistura curto, delicado para com os ingredientes a misturar e extremamente simples e rápido de limpar: São estas caraterísticas que tornam o misturador GMS da GERICKE líder tecnológico e a resposta da GERICKE para as crescentes necessidades das indústrias alimentar, farmacêutica e química, onde as exigências higiénicas são cada vez maiores e a qualidade dos produtos de extrema importância.

Fácil de limpar e higiénico

No redesenho da família de misturadores GMS foram tidos em conta factores que permitissem uma optimização da operação de limpeza, sendo o mais relevante permitir ao operador aceder em segurança e à totalidade do interior do equipamento. O acesso total à câmara de mistura, às juntas dos eixos, à abertura de descarga e às flanges de entrada, permitem uma limpeza a seco num reduzido período de tempo, aumentando os indíces de disponibilidade do equipamento e um aumento de produtividade.

Mesmo no modelo standard, é possível, através de uma porta giratória, abrir e aceder na totalidade à frente do misturador. Na versão GMS ECD (Extractable Cantilevered Drive – Motorização em Consola Extraível) a unidade de acionamento, incluíndo os rotores de mistura, podem ser facilmente extraídos do equipamento, fazendo com que a câmara de mistura fique vazia e totalmente disponível para a operação de limpeza. No entanto, pequenos detalhes construtivos podem influenciar a rapidez da operação de limpeza. Como se acede ao exterior do misturador? Podem as juntas dos eixos serem rapidamente desmontadas para inspeção ou limpeza? Estes são dois dos muitos exemplos que fazem com que os misturadores GMS sejam a melhor opção para a manipulação e processamento de alergénicos e produtos de elevada exigência de formulação.