FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Missão “Reciclar Horeca” em marcha

A Sociedade Ponto Verde (SPV) relançou a Missão Reciclar Horeca e, até ao final do ano, pretende visitar 1.200 estabelecimentos do canal Horeca.

A iniciativa visa alertar, consciencializar e reeducar os responsáveis e trabalhadores dos estabelecimentos hoteleiros, de restauração e similares para a adoção de mais e melhores hábitos de separação de resíduos.

Numa primeira fase, a Missão Reciclar Horeca vai centralizar esforços na área de intervenção de dois sistemas responsáveis pela gestão de resíduos urbanos: a Ecobeirão, focando-se nos municípios de Viseu, Tondela, Oliveira do Hospital, Mangualde, Nelas, Seia e Gouveia; e a Tratolixo, percorrendo os concelhos de Mafra, Sintra e Oeiras. Posteriormente serão abrangidos outros sistemas de gestão de resíduos.

Com esta iniciativa, a Sociedade Ponto Verde pretende reeditar o sucesso da primeira edição, realizada em 2015, que possibilitou a visita a 1.600 pontos de venda nos municípios de Almada, Barreiro, Seixal, Setúbal, Sesimbra, Matosinhos e Odivelas, dos quais 78% se mostraram separadores.

Os estabelecimentos do canal Horeca têm sito atores fundamentais para o aumento do desempenho ambiental do país através da correta separação dos resíduos de embalagens. Estes parceiros têm respondido de forma positiva às campanhas de sensibilização levadas a cabo pela SPV e contribuído para que os resíduos sejam transformados em matéria-prima que volta a integrar novos ciclos produtivos.

A Sociedade Ponto Verde acredita que os resultados positivos continuarão a ser uma tendência no futuro.