FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Ministra da Agricultura e da Alimentação entrega distinções aos vencedores da 1.ª edição dos Prémios Inovação Expo Fish

No âmbito do encerramento da 2.ª edição da Expo Fish Portugal e no Dia Nacional do Mar, a Ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes, sublinhou que todos podemos fazer a diferença na "valorização e proteção do mar. Temos de estar na vanguarda da investigação e do desenvolvimento". 

"A melhoria das técnicas produtivas, a maior oferta, a diversificação e a abertura de novos nichos de mercado são fatores que vão robustecer o setor, tornando-o mais resiliente e capaz de enfrentar as incertezas dos tempos que vivemos", salientou a Ministra Maria do Céu Antunes, corroborando o compromisso do Governo para, em diálogo, continuar a garantir os apoios mais adequados e as condições necessárias "a um crescimento sustentável nas dimensões ambiental, económica e social. Ainda recentemente, anunciámos a atribuição de mais dois milhões de euros para um apoio específico que permita, ao setor, fazer face ao aumento dos custos com a energia".

Também no contexto da sua intervenção, além dos números que espelham o bom desempenho, a governante fez referência aos instrumentos que estão à disposição do setor, designadamente para incentivo ao investimento: "O setor vai poder contar, no Mar 2030, com um pacote financeiro superior ao que foi atribuído no âmbito do Mar 2020. Isto é, uma despesa pública de 540 milhões de euros. E, ainda, no Plano de Recuperação e Resiliência, estamos a apoiar projetos no âmbito da inovação, da transição energética e na redução do impacto ambiental".

Ainda nesta sessão de encerramento, que decorreu no Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões, foram galardoados os vencedores dos Prémios Inovação Expo Fish Portugal 2022, atribuídos, pela primeira vez, sob o mote «Inovação e investigação ligada ao setor alimentar do mar». 

Os projetos vencedores foram os seguintes: "OtimO – Otimização dos processos de produção de Ouriço-do-mar", centrado no desenvolvimento e validação de um modelo inovador de produção de ouriço-do-mar a partir do melhoramento das metodologias e procedimentos; "Mackburger", que visa o desenvolvimento de um alimento funcional, à base de recursos marinhos subutilizados, para a prevenção da doença de Alzheimer e do declínio cognitivo associado a idades avançadas; "Aquacultura Celular", tendo em vista a produção de peixe e crustáceos utilizando as tecnologias da cultura celular de alimentos; e "MBP BioTech", que pretende transformar resíduos marinhos ou espécies marinhas subvalorizadas em ingredientes multifuncionais com elevado potencial de comercialização. 

Organizada pela Docapesca, esta 2.ª edição da Expo Fish contou com a presença de 85 importadores, oriundos de 37 mercados internacionais, e com a realização de 240 reuniões B2B. Números que, segundo a Ministra da Agricultura e da Alimentação, permitem um "balanço muito positivo", refletindo um aumento do seu alcance em relação à anterior edição. 

Fonte: XXIII Governo da República Portuguesa