FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Ministra da Agricultura diz ser "crítico" avaliar múltiplas alternativas alimentares

A ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes, afirmou, esta quarta-feira, dia 1 de junho, que a guerra na Ucrânia tornou "crítica" a necessidade de se estudarem múltiplas alternativas alimentares, defendendo que a inovação científica joga um importante papel ao serviço do setor agroalimentar.

Um dos principais impactos do conflito, que começou a 24 de fevereiro, foi o facto de ter estalado no chamado celeiro da Europa, levando à escassez e ao encarecimento de produtos como os cereais ou os óleos alimentares.

E esse foi, aliás, o exemplo que Maria do Céu Antunes mencionou como "evidente" de que não só "é importante refletir sobre os constrangimentos das cadeias de distribuição cada vez mais globalizadas", como, neste contexto de guerra, "é crítico avaliar múltiplicas alternativas alimentares e a interligação dos factores geopolíticos que afetam a disponibilidade e o preços dos alimentos a nível global".

Um exemplo citado dois dias depois de a própria ministra ter garantido que o abastecimento alimentar em Portugal "não está comprometido", havendo, neste momento, reservas de cereais "para cerca de um mês" em stock.

Maria do Céu Antunes, que discursava na abertura do II Congresso das Marcas, organizado pela Centromarca – Associação Portuguesa de Empresas e Produtos de Marca – enfatizou que a atual conjuntura acarreta "desafios" que não apenas "nacionais", mas antes "europeus e mundiais".

Continue a ler aqui.

Fonte: Jornal de Negócios