FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Minipreço promove workshops de alimentação saudável com objetivo de reduzir a lacuna alimentar socioeconómica

Durante as próximas três semanas o Minipreço irá, juntamente com o Chef Igor Martinho, promover workshops que consistirão no desenvolvimento de receitas, recomendações e dicas para confecionar refeições saudáveis, com mais qualidade, práticas e acessíveis para os utentes da Associação CAIS.

Entre os dias 15 e 29 de novembro, o Chef Igor Martinho, embaixador do Sabor do Ano, estará nas instalações da Associação CAIS para desenvolver algumas receitas, fornecer orientações e conselhos sobre cozinha e alimentação saudável a 51 famílias de várias nacionalidades identificadas pela Associação CAIS. O plano de ação para este projeto passará pela implementação de 5 workshops ao longo de três semanas, criação de uma Mercearia Social com produtos de marca própria do Minipreço que estarão disponíveis para os utentes da CAIS, desenvolvimento de um livro de receitas com dicas úteis, oferta de uma varinha mágica a cada um dos participantes e um questionário final aos utentes da CAIS a fim de apurar a pertinência destas iniciativas junto dos mesmos e a aquisição de conhecimentos.

A iniciativa passa por sensibilizar e motivar as pessoas em situação de maior vulnerabilidade para a adoção voluntária de uma alimentação saudável, gastando pouco e evitando o desperdício alimentar através da promoção de workshops com receitas e orientações conduzidas pelo Chef Igor Martinho. Este projeto tem como base mostrar que comer bem não significa gastar mais dinheiro, mas sim optar por alimentos benéficos para a saúde.

Para Ricardo Torres Assunção, Diretor de Marketing e Comunicação da DIA Portugal, “Na DIA queremos dar passos que nos aproximem ainda mais de todos e responder aos principais desafios sociais e ambientais, assumindo um papel cada vez mais ativo e alinhado com os pilares de transformação que temos em curso na DIA Portugal e que integram o nosso Plano de Sustentabilidade para o período de 2021-2023. A criação deste projeto, que visa reduzir a lacuna alimentar socioeconómica, está totalmente alinhada com as principais prioridades do Grupo, reforçando ainda mais o nosso compromisso de proximidade com as comunidades que servimos.”, conclui.

Para Sandra Camara Pestana, Diretora Executiva da CAIS, “Nos tempos que correm, estando o acesso aos produtos alimentares cada vez mais difícil financeiramente, esta iniciativa do Minipreço é uma excelente oportunidade para, de forma criativa, gerir hábitos de alimentação saudáveis, descobrir como confecionar pratos equilibrados e de baixo custo. Este projeto irá, sem dúvida, criar rotinas culinárias diárias, nas quais os utentes da CAIS irão aplicar as dicas e conhecimentos adquiridos ao longo destes workshops, agora iniciados em Lisboa, mas com a ambição de se alargarem aos restantes centros da CAIS."