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Revista TecnoAlimentar

Mercadona adere ao movimento Unidos contra o Desperdício

A Mercadona aderiu ao Movimento Unidos Contra o Desperdício, um movimento que pretende chamar a atenção para o desperdício alimentar.

Mercadona

Assente em comunicação e de caráter informativo, nasce a 29 de setembro de 2020 o primeiro dia instituído pelas Nações Unidas como “Dia Mundial de Consciencialização para as Perdas e o Desperdício Alimentar”, que pretende desenvolver um conjunto de ações ao longo do ano, com o apoio dos seus fundadores, a fim de consciencializar a sociedade para a importância do tema.

Na política da Mercadona estão incluídas algumas medias de combate ao desperdício tais como: uma gestão de stock rigorosa, o que otimiza o controlo das quantidades por forma a evitar/reduzir os excedentes; a doação de produtos ótimos para consumo cujo prazo de validade se aproxima do fim, o que permite à empresa não desperdiçar bens essenciais, e, desta forma, a Mercadona doa diariamente de cada uma das suas 20 lojas à Cantina Social respetiva; vender qualidade priorizando-a sobre a estética, exemplo disso é o serviço de sumo de laranja espremido na hora, que é proveniente de laranjas de alta qualidade, mas que, devido à sua aparência ou menor tamanho, teriam uma saída mais difícil no mercado pela via normal (expositor de frescos).

Francisco Mello e Castro, Coordenador Executivo do Movimento Unidos Contra o Desperdício, declara que «a chegada da Mercadona ao Unidos Contra o Desperdício é mais um passo importante naquela que é a principal missão deste Movimento. Poder contar com um player com uma dimensão ibérica de enorme relevância e que tem no seu ADN uma enorme preocupação em torno do tema do desperdício alimentar é, sem dúvida nenhuma, uma ótima notícia».

Ana Mendia, Diretora de Responsabilidade Social da Mercadona Portugal, afirma que «foi com muito gosto que recebemos o convite para nos associarmos ao Movimento Unidos Contra o Desperdício. Vemos no Movimento um veículo para consciencializar, motivar e difundir o que de bem já se faz nesta área. Na Mercadona, trabalhamos consciencializados para esta realidade ao longo de toda a cadeia de negócio. Desde a definição de produto, que começa nos nossos centros de coinovação com a colaboração dos nossos “Chefes” (assim nos referimos aos nossos clientes), passando pelo nosso Modelo de Qualidade Total, até à organização dos produtos dentro das nossas lojas, onde promovemos o consumo do útil e do necessário».