FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

MeetingPack anuncia prémios MP2022 para reconhecer a inovação e a sustentabilidade em embalagens de barreira

MeetingPack, o encontro bienal organizado pela AINIA e AIMPLAS que reúne toda a cadeia de valor da embalagem, anuncia, como novidade na sua próxima edição, os Prémios MP2022. Os prémios têm como objetivo reconhecer as inovações focadas no desenvolvimento de soluções de embalagem de barreira e sustentabilidade, desenvolvidas por profissionais e organizações para sua aplicação na indústria de alimentos.

O prémio é dirigido a fabricantes nacionais e internacionais de materiais e filmes, chapas, pré-formas, containers, equipamentos de embalagem, sistemas de reciclagem e sistemas de embalagem que, por meio das suas inovações, estão a contribuir para o desenvolvimento do setor com soluções sustentáveis.

Esta primeira edição é composta por duas categorias: soluções voltadas para embalagens flexíveis (filmes) e soluções voltadas para embalagens rígidas (bandejas e / ou garrafas). Essas inovações podem ser aplicáveis ​​a qualquer uma das áreas do setor: materiais, embalagens, equipamentos e processos, entre outros.

Apresentação de candidaturas até 14 de fevereiro

A apresentação de candidaturas estará aberta até 14 de fevereiro de 2022. A candidatura deverá ser enviada através do formulário disponível no site do MeetingPack MP2022 Awards.

A avaliação das candidaturas será efectuada por um júri constituído por um painel de sete especialistas, pertencentes a diferentes organismos: comissão científica e organizador do evento, bem como especialistas relevantes do domínio empresarial, institucional e científico. Para a avaliação das candidaturas, serão tidos em consideração a aplicabilidade e o impacto da inovação, bem como critérios de sustentabilidade. Dentre as indicações enviadas, três finalistas serão designados para cada categoria.

A cerimónia de premiação será realizada durante o jantar de gala do Prêmio MP2022, a ser realizado no dia 20 de abril no Centro de Conferências de Valência. As empresas que apresentarem a sua candidatura deverão ter, no mínimo, um representante que participe como participante do MeetingPack 2022.

Embalagem barreira: um desafio para a economia circular

As condições em que o alimento chega ao consumidor, bem como o seu prazo de validade, dependem em grande parte da atmosfera no interior dos recipientes. Por isso, as últimas tendências em pesquisas visam o avanço nas embalagens de barreira, uma vez que protege o produto de fatores externos como luz, humidade ou oxigénio, retardando a sua deterioração, independentemente do uso de aditivos.

Num contexto global e claramente comprometido com a sustentabilidade ambiental, a indústria tem o desafio de colocar no mercado embalagens que aumentem a vida útil dos alimentos e garantam a sua segurança, com o menor impacto possível para o meio ambiente.

Os objetivos que este cenário representa para o setor fizeram dele o eixo central da quinta edição do MeetingPack 2022, que se realizará nos dias 20 e 21 de abril, no Palácio de Congressos de Valencia. Sob o título Soluções de embalagem de barreira: um desafio para a economia circular, abordará os desafios e oportunidades que a economia circular representa para o setor de embalagem de barreira de alimentos.

MeetingPack 2022 conta com o apoio de empresas patrocinadoras como RAORSA, LEYGATECH, ENPLATER GROUP, UBE, RSM e TPL. Conta ainda com a colaboração de entidades como AVEP (Associação Valenciana de Empresários de Plásticos), PlasticsEurope, FIPA, EFE (Associação de Conversores de Embalagens Flexíveis), Packnet (Plataforma Tecnológica Espanhola de Embalagens e Embalagens), ASOBIOCOM (Associação Espanhola de Compostáveis ​​Biodegradáveis ​​de Plásticos ), Snacks Association, Grupo Bimbo, Galicia Food Cluster, Flexible Packaging Europe, FEDACOVA (CV Agro-Food Business Federation), a Food For Life Spain Technology Platform, Grupo Nueva Pescanova, Palacios, SWP e VISCOFAN.

Organizado em conjunto pela AIMPLAS e AINIA, o MeetingPack 2022 é um evento bienal que desde 2013 reúne toda a indústria de embalagens e a cadeia de valor relacionada para discutir as principais novidades relacionadas às embalagens de barreira. A sua última edição MeetingPack2019, “Tendências em embalagens sustentáveis: rumo ao objetivo H2030”, representou a consolidação e internacionalização do evento, que também foi reforçada com a edição especial virtual que decorreu no dia 27 de maio.