FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Massas Alimentícias: controlo efetuado na ASAE

Texto: Sarogini Monteiro¹, Paulo Carmona¹, Célia Santos², Graça Campos²

¹ ASAE, Autoridade de Segurança Alimentar e Económica, Divisão de Riscos Alimentares

² ASAE, Autoridade de Segurança Alimentar e Económica, Laboratório de Segurança Alimentar

A massa é um dos alimentos básicos mais comuns e populares, com valor sensorial e nutricional. Além de ser fácil de preparar e muito versátil, a massa tem uma vida longa quando armazenada de forma adequada. As massas alimentícias são produtos secos não fermentados, obtidos a partir de sêmolas de trigo duro de grão claro e de água potável, com amassagem, extrusão e subsequente secagem com ou sem adição de outras substâncias legalmente autorizadas (APN, 2014).

As massas alimentícias são um dos alimentos que compõe o grupo dos “cereais e derivados, tubérculos” na Roda dos Alimentos que recomenda a ingestão diária de 4 a 11 porções deste grupo. Constituem uma das fontes possíveis para fornecer a quantidade diária recomendada de hidratos de carbono, proporcionando energia sem aumentar a ingestão de gorduras e açúcares simples.

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) no âmbito do Plano Nacional de Colheita de Amostras (PNCA) tem, nos últimos anos, colhido amostras de massas alimentícias, englobadas no grupo de controlo “Cereais e produtos à base de cereais”, para verificação da sua conformidade de acordo com os diplomas legais aplicáveis.

São aqui apresentadas as potenciais questões de segurança alimentar que as massas alimentícias podem apresentar, expondo a regulamentação específica, bem como descrevendo o planeamento, métodos analíticos utilizados e resultados obtidos em amostras colhidas no âmbito do PNCA no período compreendido entre 2017 e 2021.

Continue a ler este artigo na edição 31 da Revista Tecnoalimentar.