FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

MARL debate a rotulagem e higiene alimentar nos produtos da pesca

A 21 de novembro tem lugar na Sala Polivalente do Edifício Administrativo do MARL – Mercado Abastecedor da Região de Lisboa, uma conferência dedicada à “Rotulagem e higiene alimentar nos produtos da pesca”.

A iniciativa decorre entre as 11 e as 13h00.

Reconhecer a importância da higiene e segurança alimentar, compreender os tipos de contaminação alimentar e os fatores que a influenciam bem como conhecer as regras de higiene alimentar e identificar no local de trabalho quais as boas práticas a aplicar são alguns dos objetivos do evento.

Em debate estarão também as principais vantagens das boas práticas de manuseamento nos produtos da pesca e as principais fases do Sistema HACCP (Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controlo), as alterações introduzidas pelos Regulamentos 1169/2011 e 1379/2013 no que respeita à Rotulagem e rastreabilidade dos produtos da pesca.

Programa:

1) Importância da Higiene e Segurança Alimentar e Enquadramento Legal;

2) Pré-requisitos: Higiene Pessoal; Higienização das Instalações e equipamentos; Controlo de Pragas; Abastecimento de água e gelo; Resíduos e subprodutos; Formação;

3) Noções Básicas do Sistema HACCP ((Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controlo);

4) Regulamento 1169/2011 – Informação ao consumidor e Regulamento 1379/2013-Organização Comum dos Mercados dos produtos da pesca e aquicultura. 

Fonte: Agronegócios