FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Marcas da distribuição crescem 3,5% em Portugal

No primeiro trimestre de 2017 verificou-se uma inversão de tendências com as marcas da distribuição a crescerem 3,5% face a um crescimento de 0,6% por parte das marcas de fabricante.

Os dados são do Growth Reporter referente ao primeiro trimestre de 2017, desenvolvido pela Nielsen.

Com as marcas da distribuição destacam-se as bebidas, a crescerem 6,6%, e a higiene pessoal, com 8,1% de crescimento das MDD+PP face a 1,4% de crescimento nas marcas de fabricante.

Segundo o relatório, o crescimento registado deve-se essencialmente aos resultados positivos de categorias como as bebidas não alcoólicas (8%), a higiene do lar (4%), a higiene pessoal (3%), as bebidas alcoólicas (2%) e os congelados (1%).

Já tanto a mercearia como os laticínios apresentaram crescimentos de 0%, tendo os laticínios recuperado face ao período homólogo (com decréscimo de -1%).

A análise revela ainda que Portugal está entre os países que mais crescem nos bens de grande consumo em toda a Europa.

O país surge em sétimo lugar com maior crescimento em valor (1,6% face ao crescimento de 0,2% da Europa) assim como em volume (0,3% face ao decréscimo de -0,7% da Europa), apresentando um efeito de preço positivo (1,2pp face aos 0,9pp da Europa).

Fonte: Creative Industries Programmes/Revista Store Magazine