FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Marca Açores concentra 65 empresas e 1406 produtos

  • 01 setembro 2016, quinta-feira
  • mercados

Em parceria com várias entidades, a SDEA – Sociedade Empresarial para o Desenvolvimento dos Açores, tem ao longo dos tempos vindo a consolidar uma estratégia de promoção da “Marca Açores” no mercado interno, nas diversas ilhas dos Açores, aquando da realização de feiras, bem como participa ativamente no exterior com presença em workshops, feiras e exposições, divulgando os produtos endógenos desta região, como é o caso da presença na Feira Agroter (Terceira), VI Mostra Gastronómica Portugal de Norte a Sul e na II Edição da Semana dos Açores no Time Out Market (Lisboa), na Feira Alimentaria de Barcelona. 

E nesta estratégia, no âmbito do vasto plano de trabalho, a SDEA lembra que, em parceria com a Câmara do Comércio e Indústria dos Açores «e de acordo com o modelo de cooperação estabelecido com esta entidade, desenvolve anualmente um Plano de Feiras e Missões Empresariais, com presença em eventos como o SISAB (Lisboa), o Xantar (Galiza), o Salón Gourmet (Madrid), a BTL (Lisboa), a II Biofeira dos Açores (Praia da Vitória), ou a AçorExpo (Ponta Delgada)». 

Foram ainda realizadas várias missões empresariais, entre outras, à Finlândia, Canadá, Irão. 

A Administração da SDEA, presidida por Arnaldo Machado, revelou que até ao momento, que aderiram à Marca Açores 65 empresas, tendo sido registados 1406 produtos. 

Recorde-se que a Marca Açores é, de acordo com o Governo açoriano, um dos pilares impulsionadores da promoção interna e externa da Região, pretendendo que esta se assuma «como uma marca global de referência, uma marca territorial que identifique a oferta dos Açores quer ao nível da promoção turística, quer ao nível da divulgação dos seus produtos e serviços».

Com uma natureza transversal a toda a produção regional, a Marca Açores pretende assumir-se como uma marca global de referência, uma marca territorial que identifique a oferta dos Açores quer ao nível da promoção turística, quer ao nível da divulgação dos seus produtos e serviços. 

A SDEA sublinha que a Marca Açores «pretende, concomitantemente, assegurar que o local de origem dos produtos e serviços é a Região Autónoma dos Açores, estimulando a preferência já existente no consumo de produtos açorianos e contribuindo, desta forma, para o crescimento da sua produção, assegurando as condições estruturantes para que as empresas regionais progridam na cadeia de valor, aumentem a sua competitividade e promovam a criação de emprego e de riqueza». 

Para além disso, a SDEA garante pretender «definir um caminho consistente para a Marca Açores através de uma identidade visual e assinatura de marca, que poderá ser utilizada por todas as entidades que contribuam para a valorização do território, para a captação de investimento e fomento da base económica de exportação». 

Fonte: Correio dos Açores