FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Mapa de subprodutos agroalimentares da zona EUROACE

Com o objetivo de promover o aproveitamento dos subprodutos agroalimentares (provenientes de olival, vinha, fruteiras e hortícolas produzidos na zona EUROACE – Alentejo, Centro de Portugal e Comunidade Autónoma da Extremadura espanhola), o Parque do Alentejo de Ciência e Tecnologia (PACT), o Instituto Politécnico de Portalegre e o Centro Tecnológico Nacional Agroalimentario da Extremadura (CTAEX), desenvolveram um mapa dinâmico através do qual se pretende identificar e georreferenciar os locais que geram estes produtos.

Subprodutos agroalimentares

Nesta base de dados web encontra-se disponível toda a informação obtida através da estreita cooperação tecnológica entre os centros participantes, nomeadamente a identificação dos locais geográficos que produzem os subprodutos, a quantificação do volume e a temporalidade da produção do subproduto e a avaliação analítica (frações com interesse vs. contaminantes). Esta informação permitirá auxiliar um setor em expansão, como é o da utilização, gestão e valorização de subprodutos.

Esta atividade está enquadrada no projeto INNOACE, cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do Programa INTERREG V-A Espanha – Portugal (POCTEP) 2014-2020 e destinado a fortalecer o tecido empresarial, criando sinergias entre empresas e centros de I+D+i, levando a cabo ações de transferência e validação precoce de produtos e serviços mediante processos de inovação aberta.