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Revista TecnoAlimentar

Manteiga: aumento do preço não chegou ao consumidor

Os preços da manteiga disparam nos mercados, mas essa escalada não se tem refletido por inteiro no preço final ao consumidor, comentou ao Negócios o diretor-geral da Associação Nacional dos Industriais de Laticínios (ANIL), Paulo Costa Leite.

manteiga

Os preços da manteiga disparam nos mercados, mas essa escalada não se tem refletido por inteiro no preço final ao consumidor.

«A manteiga (componente gorda do leite) foi a categoria de produtos lácteos com melhor comportamento durante a crise do setor dos últimos anos, não tendo o seu preço manifestado a volatilidade das restantes categorias, em especial do leite em pó magro», disse o responsável, acrescentando que «este comportamento positivo deveu-se em muito ao aumento da procura registado no mercado da América do Norte durante o período da crise, que foi sustentando os preços internacionalmente».

«O mesmo não se passava nas restantes categorias, forçando mesmo a Comissão Europeia a implementar um mecanismo de redução da produção de leite, face ao excesso de oferta que vinha a penalizar os preços», adiantou Paulo Costa Leite ao Negócios.

Em resultado dessas medidas, «a Europa produziu no primeiro quadrimestre menos 5% de manteiga que em igual período do ano transato. Paralelamente, em igual período, os restantes países exportadores, nomeadamente EUA, Nova Zelândia e Austrália, reduziram também as suas produções de leite e, naturalmente, de manteiga, o que resultou num défice do lado da oferta que se estima entre 15 a 20.000 toneladas por mês deste produto».