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Revista TecnoAlimentar

Mais de metade dos portugueses acredita que o consumo de produtos nacionais é um “dever”

Inquiridos pelo Observador Cetelem Consumo 2020, os portugueses demonstrar dar cada vez mais importância aos bens nacionais. Com o encerramento de fronteiras, um pouco por todo o mundo, esta crise voltou a demonstrar a dependência de muitos países de fornecedores estrangeiros. Além disso, a perspetiva de uma nova crise económica demonstra a importância de produzir e consumir produtos nacionais.

Produtos nacionais

Cerca de 49% dos portugueses encaram o consumo de produtos nacionais como “prioritário”, seguidos por 45% que dizem ser “importante”. Quando questionados sobre os motivos de consumir produtos made in Portugal, os inquiridos referem que o contributo para a criação de emprego (82%); promoção do desenvolvimento económico (62%); e a qualidade superior dos produtos (57%).

Para os nacionais, os produtos portugueses são ainda “mais seguros, cuja origem e composição são conhecidos” (28%). Para 23% o apoio à produção local é ainda importante para a promoção de laços sociais. São ainda mencionados como sendo uma forma de “preservar o saber fazer” (11%); de limitar o impacto ambiental (9%); e como sendo mais baratos, em comparação com os importados (5%).

Quando questionados sobre o que significa o consumo de produtos locais, produzidos em Portugal, a maioria dos portugueses assume como um “dever” (52%). De seguida, 30% referem que este é um objetivo que se propuseram alcançar.

Há mesmo quem diga que consumo de produtos locais é um “ato patriótico” (29%), ou um “orgulho” (19%). Mas os portugueses continuam preocupados com a sua pegada ecológica e 12% referem que esta é uma “ação em prol do ambiente”.

Os dados registados este ano revelam uma tendência crescente na importância do consumo local face ao registado no Observador Cetelem Consumo em 2019, em que 45% dos portugueses já afirmavam que comprar produtos locais era um dever (menos sete pontos percentuais do que este ano). Os dados da altura revelavam ainda que para 28% era um objetivo a alcançar e 27% assumia mesmo como um ato patriótico.

FONTE: Revista Grande Consumo