FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Madrid: Aqualife marcou presença nas Jornadas Nacionais de Segurança Alimentar

Nos dias 4 e 5 de abril celebraram-se no Colégio de Veterinários de Madrid as XXVII Jornadas Nacionais de Segurança Alimentar, as quais contaram uma vez mais com a Aqualife, com a apresentação do tema "O controle da humidade como fator na conservação sustentável de productos cárnicos".

aqualife

A apresentação esteve a cargo da Diretora de Qualidade da Aqualife, Inmaculada Rodríguez Mora.

Inmaculada Rodríguez clarificou amplamente as vantagens do controle da humidade como um fator decisivo na conservação dos produtos frescos.

Os sistemas Aqualife proporcionam um ambiente adequado para que não se verifique uma perda de água do produto fresco pela diferença de pressão hídrica, conseguindo assim excelentes resultados quer a nível de redução do desperdicío de produto como ainda da qualidade organolética dos mesmos.

A responsável apresentou ainda uma extensa e detalhada explicação sobre as aplicações da nebulização na industria cárnica, seja en câmaras de armazenamento, como em transporte até às vitrinas expositoras de cada ponto de venda, disponibilizando pormenores de experiência adquirida e estudos científicos realizados pelo IRTA.

«O funcionamiento dos nossos equipamentos está assente num sistema de alta frequência, incorporando sistemas de filtração e desinfeção para obter uma água com um alto nível de segurança microbiológica e físico-química. Além disso, com a finalidade de simplificar o uso e melhorar a sua segurança e controlo, proporciona também um sistema de programação que permite ao utilizador, perante um simples monitor, obter toda a informação sobre o controle e ajuste dos parâmetros de funcionamento», explicou.

Os sistemas Aqualife estão desenvolvidos para garantir o estrito cumprimento das exigências quer a n+ivel de segurança alimentar como também ambiental, cumprindo com todos os requisitos e normativas de higiene, com a legislação sobre a água para consumo humano e a prevenção de leggionella.

Dispõe ainda da implementação de um sistema de gestão de qualidade baseado na norma ISO 9001 desde o ano 2001 e sob as diretivas da norma de segurança alimentar ISO 22000, sendo a Aqualife detentora desta certificação desde 2007.

Todos os sistemas encontram-se homologados com a certificação CE. Um compromisso inequívoco entre a ecologia e o meio ambiente, evitando a utilização desmedida de plásticos de uma só utilização.

Tudo isto é alcançado com uma equipa multidisciplinar, altamente qualificada composta por engenheiros industriais, electrónicos e de design, biólogos e engenheiros agrónomos integrados nos departamentos técnicos, I+D e de Qualidade.