FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Listeria em vegetais congelados

A EFSA avaliou os riscos para a saúde pública causados pela contaminação por Listeria de vegetais escaldados - escaldados em água quente ou vapor por um curto período de tempo - antes de serem congelados.

listeria em vegetais congelados

A entidade concluiu que os riscos associados ao consumo destes produtos são menores do que alguns alimentos prontos para consumo, como peixe defumado, carne cozida, salsichas, patê e queijo mole, que geralmente estão associados à contaminação por Listeria.

Os operadores das empresas de alimentos costumam escaldar os vegetais antes de congelá-los, pois tal interrompe as ações enzimáticas que podem causar perda de sabor, cor e textura.

Os especialistas da Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA) identificaram atividades de controlo relevantes que os operadores de empresas do setor alimentício podem implementar, com vista a reduzir os riscos de contaminação de vegetais congelados. Estes vão desde a limpeza e desinfecção do ambiente de produção de alimentos ao controlo da água, tempo e temperatura em diferentes etapas do processamento e rotulagem.

A entidade enfatiza a importância de monitorizar o ambiente produtor de alimentos para Listeria monocytogenes. Isto ocorre porque a Listeria pode persistir no ambiente de processamento de alimentos, a partir do qual pode contaminar variados alimentos.

A EFSA também faz recomendações sobre como reduzir os riscos em casa. A chave é manter boas práticas de higiene, como armazenar legumes congelados ou descongelados num congelador limpo, na temperatura apropriada e seguindo as instruções da rotulagem para uma preparação segura. Em geral, os riscos são muito menores se os legumes forem cozidos adequadamente após o degelo.

Este trabalho de investigação foi desencadeado por um surto de vários países que afetou 53 pessoas e causou 10 mortes entre 2015 e 2018. A investigação sobre esta vertente foi concluída em abril do ano corrente.