Lisbon Food Affair regressa de dia 10 a 12 de fevereiro
A 3ª edição da Lisbon Food Affair ocorrerá de 10 a 12 de fevereiro de 2025, na FIL – Feira Internacional de Lisboa. Este evento exclusivamente profissional é uma plataforma de interação entre players nacionais e internacionais do setor alimentar, com o objetivo de se estabelecer como um ponto de encontro para negócios entre a Europa, África, Ásia e Américas, além de abranger o mercado português.
A Lisbon Food Affair visa atender às necessidades das empresas, abordando temas sobre o futuro da alimentação, as mudanças estratégicas no posicionamento das empresas e das marcas, dotar os players de respostas relativamente a questões logísticas, identificar novos mercados e oportunidades de negócios diferenciadas, bem como estabelecer as pontes necessárias para as transacções internacionais, beneficiando a economia e as exportações.
Posicionamento: Produção Nacional, Inovação, Sustentabilidade e Internacionalização
A Lisbon Food Affair valoriza a produção nacional, a inovação, a sustentabilidade e a internacionalização, como eixos estratégicos de actuação, destacando-se como um impulsionador do setor alimentar português, não apenas em produtos alimentares e bebidas, mas também em equipamentos, máquinas e tecnologias.
Este posicionamento, que junta a excelência nacional, à inovação e sustentabilidade e promove a internacionalização, torna a Lisbon Food Affair num centro de negócios entre compradores de vários países.
Crescimento e Valorização da Produção Nacional
A produção nacional ganha destaque pelo desenvolvimento de novos produtos baseados em tecnologias inovadoras e ambientalmente sustentáveis. A excelência, diferenciação e autenticidade dos produtos portugueses são altamente valorizadas pelos compradores internacionais, sendo um dos aspectos mais valorizados por estes.
Promover a participação das várias regiões de Portugal e aumentar a oferta de produtos de excelência é crucial para atender à crescente procura por parte dos compradores internacionais.
No mercado interno é junto dos profissionais da grande distribuição, comércio a retalho e especializado e da restauração, incluindo chefs nacionais e estrangeiros, que a Lisbon Food Affair tem gerado grande interesse.
Resultados da 2ª Edição (Fevereiro de 2024)
A segunda edição terminou com um balanço muito positivo, com contactos muito interessantes entre empresas expositoras e visitantes profissionais, nacionais e internacionais. O evento destacou-se como um marketplace essencial para identificar novos players, desenvolver produtos e tecnologias inovadoras e encontrar soluções para o setor alimentar, a fim de dar resposta às novas exigências do mercado é às alterações dos hábitos dos consumidores.
Programa de Buyers: Oportunidades de Negócio Superiores a 25 Milhões de Euros
A Lisbon Food Affair promove a vinda de compradores internacionais através de um programa de buyers selecionados, proporcionando uma oportunidade única para conhecer produtos portugueses e ofertas de empresas internacionais. Em 2024, o programa trouxe 50 compradores internacionais, resultando em mais de 500 reuniões B2B e gerando oportunidades de negócio superiores a 25 milhões de euros.
Participação Internacional
Em 2024, compradores de países como Alemanha, Angola, Arábia Saudita, Argentina, Bahrain, Bélgica, Brasil, Canadá, China, Chipre, Colômbia, Espanha, Emirados Árabes Unidos, Equador, França, Grécia, Hong Kong, Índia, Irlanda, Itália, Lituânia, Marrocos, México, Omã, Países Baixos, Polónia, Reino Unido, Roménia, Tunísia, Turquia, EUA e Uruguai participaram do evento.
Feedback Positivo dos Buyers
Para 86% dos buyers participantes, o evento superou as expectativas, com classificações de “satisfeitos ou muito satisfeitos” em relação às reuniões realizadas. Este feedback demonstra a adequação entre as empresas participantes e os buyers convidados.
Eventos de Conhecimento e Networking
De realçar que a Lisbon Food Affair, para além de um evento de negócios e network, promove o know-how e análise dos grandes temas do setor. O evento conta com conferências, talks, apresentações e showcooking que abordam inovação, sustentabilidade, internacionalização e novas tendências como digitalização e inteligência artificial.
Dados da Edição de 2024
Expositores:
• 90% atingiram ou superaram os objetivos estabelecidos;
• 88% prespectivou a concretização de negócios;
• 70% confirmaram impacto positivo no volume de negócios;
• 88% avaliaram a qualidade e potencial de negócio com visitantes nacionais como bom ou muito bom, com 75% de satisfação em relação aos compradores internacionais;
• 90% tencionam participar em 2025;
Visitantes Profissionais:
• 69% compareceram com a intenção de realizar negócios;
• 94% afirmaram que a LFA correspondeu ou superou as expectativas;
• 94% referiram que a LFA contribui para o crescimento económico do setor;
• 92% pretendem visitar a próxima edição em 2025;
• 94% recomendam a visita a outros profissionais do setor;