Lisboa: empresas têm nova ferramenta de promoção internacional

As empresas de comércio e serviços locais da região de Lisboa têm agora oportunidade de ganhar visibilidade nas plataformas online internacionais desde que se registem no site.

lisboa

Se é uma micro ou PME da região de Lisboa inscreva-se no site e assegure que o seu estabelecimento ganha visibilidade nos motores de busca internacionais.

A OBP - One Bussiness Place é um projeto europeu de defesa da economia local, financiado parcialmente pela Comunidade Europeia, que se propõe dar visibilidade ao comércio e serviços locais, permitindo aos consumidores, através de ferramentas tecnológicas, descobrirem, em motores de busca online, micro e pequenas empresas que não têm capacidade de se promoverem individualmente.

Esta iniciativa tem quatro grandes objetivos: promover o comércio e serviços de proximidade, nomeadamente o que tem maior tradição histórica e cultural; contrariar a tendência contemporânea de promoção exclusiva dos grandes grupos comerciais e culturais, em plataformas digitais; dar visibilidade a Micro e PME’s que, pela sua reduzida dimensão, têm dificuldade em penetrar em canais de comunicação tecnológicos mais sofisticados para divulgarem a sua localização; trazer novos clientes ao pequeno comércio.

Para que os objetivos se cumpram é necessário que tanto os comerciantes, como os serviços registem os seus estabelecimento no site da OBP..

Em Portugal a OBP selecionou um grupo de jovens universitários para percorrerem as ruas de Lisboa e identificarem empresas e negócios que serão registados em diferentes plataformas digitais com o objetivo de aparecerem em qualquer mapa.

Segundo Jorge Simões, regional manager da OBP em Portugal “Numa primeira fase estes registos serão inseridos numa app antes de passarem para os mapas sugeridos aos utilizadores que procuram determinados serviços numa área geográfica próxima. Mas qualquer empresa pode registar-se, independentemente de ser ou não contactada por estes jovens.”

Paralelamente à recolha de registos a OBP lançou em setembro uma campanha para publicitar a iniciativa que terá a assinatura “Não deixe sair do mapa, quem o serve bem”. O conceito por traz deste slogan assenta na ideia de que este projeto vai colocar no mapa pequenos negócios cuja sobrevivência depende de uma boa divulgação da sua localização geográfica.

A campanha de publicidade será também reforçada com uma gestão ativa das redes sociais e um conjunto de parcerias institucionais para divulgação do projeto através de associações setoriais e municípios/juntas de freguesia.

O projeto será lançado também na Alemanha (Berlim) e em Espanha (Madrid). Portugal (Lisboa) será no entanto pioneiro no lançamento da app UCG (User Generated Content) criada exclusivamente para este fim.