FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

ISQ assegura segurança na deslocação internacional de alimentos perecíveis

O Grupo ISQ tem o maior e mais integrado Laboratório de ensaios para a Indústria de Alimentos Perecíveis em Portugal (o LABET) e que está localizado em Castelo Branco.

alimentos

A sua capacidade para ensaios de certificação ATP (Acordo relativo ao transporte internacional de géneros perecíveis e aos equipamentos especiais utilizados para esse transporte) e emissão dos correspondentes certificados chamou a atenção do EuroMed Transport Support Project (projeto financiado pela Comissão Europeia para a criação de um sistema de transporte integrado para o mediterrâneo).

Nesse sentido «os países do médio oriente estão interessados em desenvolver parcerias com o Grupo ISQ na construção dos novos túneis ATP. Existe ainda interesse por parte do Euromed em colaborar com o ISQ em futuras campanhas a desenvolver noutros países», refere Pedro Matias, Presidente do ISQ.

O ISQ «efetua já a homologação e certificação de grupos de frio dos principais fabricantes Europeus, como as Fábricas da Thermoking de Espanha e Irlanda do Norte, fábricas da Carrier de França, sendo estes dois os gigantes mundiais do setor, havendo ainda outros fabricantes de menor dimensão de Espanha, França, Itália, Alemanha, Israel e Coreia do Sul e pode crescer muito mais», complementa Pedro Matias.

«A segurança e a qualidade alimentar é um fator chave, assim como o controlo da sua temperatura ao longo de todas as etapas do processo de transporte», explica Telmo Nobre, Diretor deste Laboratório do ISQ.

«O Acordo relativo a Transportes Internacionais de Produtos Alimentares Perecíveis e aos Equipamentos Especializados a utilizar nestes Transportes (ATP) – entrou em vigor em Portugal em 14 de Agosto de 1987 – e determina que o transporte internacional de certos produtos alimentares (congelados ou ultracongelados) só pode ser realizado em veículos cujos equipamentos tenham certificado ATP e indica quais as condições para ser obtida essa certificação», explica Telmo Nobre.

Atualmente as autoridades estão muito atentas à fiscalização destes certificados.