FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Irlanda anuncia recorde de exportações de alimentos e bebidas

As exportações de alimentos e bebidas da Irlanda aumentaram 2%, até um valor recorde de 11.150 milhões de euros, tornando 2016 o sétimo ano de crescimento consecutivo.

Os setores com um maior crescimento foram o dos alimentos, com mais 9%, bebidas, mais quatro por cento e os produtos e ingredientes lácteos, mais 2%.

Em relação aos mercados, as exportações para o Reino Unidos caíram 8%, devido às taxas de câmbio, a incerteza criada com o Brexit e a pressão competitiva, mas foram compensadas com o crescimento em mercados internacionais e emergentes, como os Estados Unidos da América (EUA), mais 23%, 1.100 milhões de euros; a China, mais 35%, 845 milhões e a Ásia, com mais 6%, 330 milhões de euros.

Destaque também para uma recuperação nas exportações para a União Europeia, de mais 3%, correspondentes a 3.530 milhões de euros em valor, um reflexo da melhoria da situação económica que levou a uma maior procura em categorias chave.

Cerca de 90% destas exportações vêm das 527 empresas registadas e com planos de sustentabilidade auditados dentro do Programa “Origin Green”.

Em 2016, realizaram 137 mil avaliações da pegada de carbono, reciclaram 24 mil toneladas de lixo e salvaram 1,1 milhões de metros cúbicos de água, entre outras realizações.

Fonte: Agrodigital