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Revista TecnoAlimentar

Investigadores desenvolvem Plataforma Digital para ajudar Empresas do Setor Alimentar na Internacionalização

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Em Espanha, um consórcio composto por entidades ligadas ao setor tecnológico e agroalimentar está a desenvolver uma plataforma digital de inteligência competitiva que procura, deteta, filtra e reúne informação dos mercados internacionais. A partir da análise de mais de uma centena de fontes de informação, o sistema, graças a tecnologias semânticas e de processamento de linguagem natural, identifica tendências que permitam às empresas antecipar-se às alterações no mercado e detetar oportunidades de negócio.

As entidades espanholas Centro Tecnológico AINIA e o Instituto Tecnológico de Informática estão a desenvolver esta plataforma de inteligência competitiva que proporcionará às empresas do setor agroalimentar mais informação sobre os mercados internacionais para poder tomar decisões antecipadamente e iniciar com sucesso o seu processo de internacionalização.

O projeto chama-se A3MEREX e conta com o apoio do Instituto Valenciano de Competitividade Empresarial (IVACE) e de fundos Europeus, tem como objetivo o desenvolvimento de um sistema inteligente automatizado de análise dos mercados internacionais no setor alimentar, orientado a facilitar a comercialização e internacionalização das empresas da região de valência.

Trata-se de desenvolver uma plataforma digital que procura, deteta, filtra e interpreta toda a informação de valor identificado em mais de 100 fontes especializadas e previamente selecionadas, de Espanha e outros países, relativa aos mercados internacionais. O resultado desta informação é apresentada às empresas em forma de relatório quantitativo e qualitativo para que possam antecipar-se às mudanças e tomar decisões de gestão à priori.

Para o desenvolvimento da plataforma digital e a sua automatização de processos está a ser usada uma combinação de tecnologias semânticas, Machine learning, Big Data e processamento de linguagem natural.

Um sistema que deteta oportunidades de negócio

Este projeto, segundo o Centro AINIA – que tem uma duração de dois anos e já cumpriu o seu primeiro ano de desenvolvimento – pretende cobrir as carências que apresentam os sistemas atuais de inteligência de mercado.

Para os participantes do projeto, cada vez mais existem fontes de conteúdos digitais potencialmente úteis onde as empresas podem aceder para obter conhecimento dos mercados onde atuam, e que podem contribuir para a redução do risco assumido pelas empresas. Contudo, o manuseamento deste grande volume de informação, que está distribuído em fontes muito diversas, torna-se complicado, pelo que a extração de um conhecimento ou informação específicas e de utilidade, adaptado às necessidades particulares, torna-se uma dificuldade para as empresas. Nos últimos anos, os conteúdos com valor potencial para as empresas foram experimentando um grande avanço, especialmente os sistemas de vigilância tecnológica ou de inteligência competitiva. Ma os sistemas atuais reúnem e mostram informação das tendências tecnológicas e de análise de concorrência, mas não providenciam uma informação específica de cada setor, nem oferecem uma análise, interpretação e apresentação resumida da mesma, não veiculando uma informação de real utilidade e aplicável nas empresas. O objetivo do projeto A3MEREX é cobrir esta lacuna e providenciar uma solução específica para o setor agroalimentar.

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