FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Investigadores criam novos Snacks a partir de proteínas de Ovos

Um grupo de Investigadores espanhóis desenvolveu snacks empregando uma técnica baseada na hidrólise do ovo. Os cientistas acreditam que estes novos produtos poderão ser uma alternativa saudável aos alimentos doces ou salgados que normalmente se ingerem entre refeições, e que são geralmente considerados pouco saudáveis devido às suas elevadas quantidades de sal, gorduras e açúcares.

Os aperitivos são obtidos depois de um tratamento à clara de ovo com a aplicação de uma enzima que divide as proteínas em fragmentos de menor tamanho, um processo denominado hidrólise, e que permite obter uma ampla gama de novas texturas. O desenvolvimento destes produtos, protegido por uma patente, foi recentemente licenciado a uma empresa americana e encontra-se em fase de exploração comercial.

snacks-ovo

Tratam-se de alimentos funcionais, pois para além de serem “uma fonte de proteínas de alta qualidade”, estão “praticamente livre de gorduras” e, por isso, o seu consumo poderá ser especialmente adequado para pessoas com problemas de excesso de peso ou intolerância à lactose.

“Uma das principais desvantagens destes alimentos de “hora do lanche” é que o seu elevado consumo está diretamente relacionado com a aparição de doenças como a diabetes, a obesidade e o cancro, entre outras. É importante destacar, para além disso, que são consumidos pela população infantil, dado serem uma opção fácil e muito tentadora pelo seu atrativo modo de apresentação e a sua facilidade de consumo”, adianta Marta Castro, uma das investigadoras da Universidade Autónoma de Madrid.

Ler mais aqui.