FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Interroll: Testes bem-sucedidos de novas soluções para a indústria de alimentos e bebidas

A indústria de alimentos e bebidas requer instalações de produção com alta segurança, precisão, velocidade e confiabilidade. O manuseio higiénico, preciso, eficiente e rápido dos alimentos nas instalações de produção é um elemento chave para o sucesso dos produtores de alimentos. As últimas tecnologias e soluções inovadoras da Interroll foram testadas com sucesso, tanto no local como nos laboratórios alemães do BAV Institute, que faz parte do grupo internacional Tentamus.

Com seu mais recente transportador higiénico especial (SHC), que permite aos integradores de sistemas e usuários atender a requisitos higiénicos particularmente exigentes, a Interroll aumenta o valor agregado oferecido pela conhecida plataforma modular de transporte (MCP). ) da Interroll.

Nos processos de fabricação de alimentos, com esta nova solução, os fluxos de materiais podem ser realizados com muita eficiência e sem acúmulo (Zero Pressure Accumulation, ZPA), como antes só era possível em modernos centros de triagem ou outras instalações de distribuição. O conceito de acionamento descentralizado usado no transportador higiênico especial economiza até 50% de energia apenas na operação start-stop, em comparação com soluções acionadas centralmente que funcionam continuamente.

Ao mesmo tempo, isso traduz-se num nível de ruído que melhora o ambiente de trabalho e reduz o desgaste no transporte de caixas E2 padrão, onde a higiene não pode ser comprometida.

Além do SHC, a Interroll também introduziu recentemente uma solução específica dedicada ao processamento de frangos, o Ultra Hygienic Transfer (UHT). Esta é uma solução verdadeiramente inovadora que torna uma etapa fundamental no processo de corte da carne de frango muito mais higiénica e pode, portanto, contribuir para prolongar a vida útil dos produtos avícolas.

Essas soluções inovadoras de manuseio para o mundo da produção de alimentos foram apresentadas tanto para empresas que fizeram o teste beta quanto para os laboratórios do Instituto BAV em Offenburg (Alemanha).

A BAV, parte do grupo Tentamus, possui uma rede global de laboratórios altamente especializados, é um laboratório contratado credenciado para empresas alimentícias, cosméticas e farmacêuticas que oferece testes e qualificação nas áreas de microbiologia, higiene e garantia de qualidade.

Os testes de laboratório da BAV confirmaram plenamente os resultados obtidos com as empresas betatest que testaram as soluções de manuseio diretamente no campo.

Os Laboratórios BAV confirmaram que a Transferência Ultra Higiênica (UHT) melhora a carga microbiana da correia modular em pelo menos 10 vezes. Segundo os testes do instituto alemão, a carne que passa pelo processo UHT fica significativamente menos contaminada, ou seja, com carga microbiológica menor do que com o manejo convencional.

O Instituto BAV comparou a carga bacteriana de correias transportadoras convencionais com a da solução UHT da Interroll. A conclusão foi que devido às melhores condições higiénicas durante o processamento com a solução UHT da Interroll, o que pode ser atribuído à menor carga bacteriana nas superfícies da correia, também há uma menor carga bacteriana no produto manuseado.

Testes e testes de campo também mostraram que o Transportador Higiênico Especial (SHC) é muito mais seguro para o manuseio de alimentos do que os sistemas convencionais.

O Interroll SHC é, de fato, a primeira plataforma modular de aço inoxidável que permite o transporte por acumulação sem pressão no mundo de alimentos e bebidas.

Carlos Alvarez Garcia-Lujan, Diretor Geral da Interroll Espanha, comenta: "A Interroll é uma empresa que compartilha conquistas, experiências e sucessos, e oferece ao setor de produção de alimentos capacidades excepcionais de tecnologia e soluções com foco internacional. As novas soluções para o mundo da a produção e embalagem de alimentos passaram com sucesso por testes de aplicação e laboratório, portanto, estão prontos para serem introduzidos com sucesso nas plantas de produção e manipulação de alimentos. Internacionalmente, temos uma vasta experiência no mundo de Alimentos e Bebidas, que colocamos à disposição do mercado por com foco no meio ambiente, economia de energia, eficiência e eficácia. À medida que aumenta a variedade de produtos alimentícios, também aumentam as necessidades de conformidade com os regulamentos de higiene, segurança alimentar e validade para transporte, classificação e armazenamento. Para alimentos, temos soluções confiáveis ​​e personalizadas para praticamente todas as necessidades, que podem ajudá-lo a expandir os seus negócios, reduzindo custos e maximizando a produtividade."