FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Interroll apresenta novo Classificador de tela cruzada de alto desempenho

Mais rápido, mais flexível e ainda mais silencioso: com o lançamento do novo Classificador de tela cruzada de alto desempenho MX 025H no mercado global, a Interroll amplia o seu inovador portefólio de soluções de classificação automáticas de modo a incluir um novo sistema de alto desempenho com capacidade para processar até 20 000 itens transportados por hora.

Interrol

Publireportagem

Esta nova solução também permite a classificação de itens mais pesados e mais volumosos. Consequentemente, até os utilizadores mais exigentes podem agora usufruir das vantagens em termos de desempenho e disponibilidade oferecidas pelos classificadores de tela cruzada horizontais com acionamento mecânico da Interroll. 

Em comparação com o ainda disponível Classificador de tela cruzada ST 6160 da Interroll, que oferece uma velocidade de transporte de 1,8 m/s, o novo classificador de tela cruzada de alto desempenho MX 025H oferece um aumento de velocidade de até 2,5 m/s.

O novo classificador permite assim taxas de produtividade de até 20 000 itens transportados por hora. Simultaneamente, o Classificador de tela cruzada de alto desempenho MX 025H tem capacidade para transportar itens com até 50 kg de peso.

Adicionalmente, a largura dos transportadores sofreu um impressionante aumento de 50 %. Tal representa um enorme benefício em termos de flexibilidade na classificação de itens de diferentes dimensões. 

A manutenção do Classificador de tela cruzada de alto desempenho é extremamente fácil e económica. Isto é verdade por vários motivos. Primeiro, a corrente motriz foi substituída por uma correia de borracha. Isto significa que não necessita de lubrificação. Segundo, a substituição da correia é agora muito mais fácil e rápida.

No entanto, testes exaustivos indicam que tal não será necessário durante muitos anos, mesmo no caso de operações ininterruptas. Os transportadores também podem ser substituídos muito mais rapidamente e as peças de desgaste são igualmente mais económicas; tudo isto contribui para custos de manutenção significativamente mais baixos - cerca de 50 % inferiores aos verificados com classificadores de tela cruzada convencionais.

Graças ao conceito de acionamento mecânico, o funcionamento do classificador é extremamente silencioso — inferior a 67 dB(A) — mesmo com as taxas de produtividade mais elevadas.

Além dos ensaios exaustivos de resistência e de carga realizados no centro de ensaios próprio, o novo classificador já está a ser utilizado há quase um ano em instalações de clientes específicos. O novo produto será apresentado ao público na feira industrial MODEX 2020, que se realizará de 9 a 12 de março em Atlanta, Georgia (Estados Unidos).

Mais de 400 sistemas de classificação automáticos da Interroll em utilização em todo o mundo

«Com a nossa adesão à classificação absoluta de alto desempenho, os integradores de sistemas podem agora oferecer aos utilizadores uma gama de produtos inovadores e simultaneamente equipados com tecnologia comprovada», explica Jens Strüwing, vice-presidente executivo e diretor de Produtos e Tecnologia na Interroll. «O nosso conceito exclusivo de acionamento mecânico permite-nos processar um número e uma variedade cada vez maiores de itens em função da procura — com a máxima fiabilidade e vantagens económicas sem paralelo no mercado mundial».

Um motivo importante para este sucesso global é o princípio mecânico básico da plataforma de classificação da Interroll. Atualmente, estão em utilização mais de 400 classificadores a nível mundial em instalações de líderes nos respetivos setores, como a Amazon, DHL, FedEx, UPS, Hugo Boss, Inditex 1/3 (ZARA), Zalando, Correios da Suíça, Correios da Áustria e Correios da China.

Ao contrário do que acontece com produtos da concorrência, estes classificadores estão equipados com o menor número de componentes eletrónicos possível. O princípio de design exclusivo garante o máximo de disponibilidade, uma longa vida útil, custos de funcionamento mínimos e rápido retorno sobre o investimento.

Poupanças energéticas de até 50 %

Os classificadores de tela cruzada da Interroll funcionam com base num princípio de transmissão direta, segundo o qual é possível posicionar as unidades de acionamento de forma flexível. Todo o sistema de acionamento oferece taxas de eficiência energética superiores a 85 %. Possui um design redundante, pelo que a operação de classificação continua sem interrupções caso uma unidade de acionamento falhe.

Em comparação com sistemas de classificação elétricos que funcionam com motores lineares tradicionais, é possível conseguir poupanças energéticas de até 50 %. No centro dos classificadores encontram-se os transportadores de tela cruzada com acionamentos mecânicos patenteados.

A plataforma de classificação modular também inclui terminais e transportadores de alimentação inovadores que podem ser personalizados em função das necessidades de cada utilizador.