FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Interroll apresenta novas soluções de fluxo de materiais para os setores alimentar e farmacêutico

Com o lançamento no mercado de novas tecnologias de plataforma que satisfazem elevados requisitos de higiene, a Interroll expande a sua gama existente de soluções de transportadores que permite um tempo de armazenamento otimizado para alimentos no setor da venda a retalho. Como parte da nova Modular Hygienic Platform (MHP), estão agora disponíveis soluções flexíveis e modulares baseadas nos princípios de design higiénico de produto. Estas novas soluções são baseadas em produtos testados e comprovados milhões de vezes. A ofensiva de inovação nesta área está a ser lançada com o Special Hygienic Conveyor (SHC) e a Ultra Hygienic Transfer (UHT).

A inovadora plataforma SHC é fabricada com base numa estrutura em aço inoxidável e carateriza-se, entre outras coisas, por um padrão de orifícios reduzidos, sem rebaixos nem inclinações ou guias arredondadas em todo o lado para permitir a passagem de líquidos de limpeza sem impedimento. A plataforma SHC inclui transportadores de rolos e de telas e todos os respetivos componentes (ou seja, elementos elétricos, como o RollerDrive, e os controlos correspondentes, como o MultiControl IP 55) possuem, no mínimo, a certificação IP 55 e proteção contra salpicos de água para que possam ser submetidos a processos de limpeza simples e não permaneçam resíduos de líquidos nos transportadores que possam prejudicar o funcionamento ou comprometer a higiene.

"Com o Special Hygienic Conveyor, ou SHC, confirmamos uma vez mais a responsabilidade que nos é atribuída enquanto líder em tecnologia para o setor de fluxo de materiais. Com isto, estamos constantemente a promover a nossa estratégia de plataformas em todo o grupo", afirma o Dr. Stephan Kronholz, responsável por novas soluções de plataformas higiénicas da Interroll. A modularidade da plataforma que, como sempre, pode ser montada e ampliada de forma flexível com produtos testados e comprovados como uma solução modular plug-and-play - de forma semelhante ao princípio dos blocos LEGO - permite aos integradores de sistemas lidar tanto com tarefas simples como altamente complexas no que se refere ao transporte automático de alimentos embalados ou outros produtos sensíveis em termos de higiene.

Com o SHC, a gama de aplicações também vai de transportadores autónomos sem utilização de controladores lógicos programáveis (PLC) à utilização em ambientes da Indústria 4.0 digitalmente ligados em rede. Adicionalmente, o novo transportador permite o posicionamento exato das mercadorias transportadas no transportador - uma caraterística de desempenho importante para, por exemplo, integrar facilmente máquinas de etiquetagem no fluxo automático das mercadorias após o respetivo embalamento sem tecnologia de sensores complexa.

Tempo de armazenamento otimizado para a produção e distribuição de alimentos Enquanto líder global em tecnologia, a Interroll é responsável por melhorar a segurança alimentar e o abastecimento alimentar em todo o mundo há muitos anos. Por exemplo, os mototambores altamente modernos e compactos da empresa, que respeitam os mais rigorosos requisitos de higiene, são utilizados por empresas líderes mundiais no setor. Estes motores garantem que as soluções automatizadas de fluxo de materiais não só funcionam de forma extremamente eficiente e economizam energia, como também cumprem os requisitos máximos de higiene, tais como os estipulados pela Food and Drug Administration (FDA) dos EUA, pela União Europeia (UE) e pelo European Hygienic Engineering and Design Group (EHEDG).

O Special Hygienic Conveyor (SHC), por exemplo, oferece aos integradores de sistemas e utilizadores que têm de satisfazer requisitos de higiene exigentes as mesmas vantagens da globalmente popular Modular Conveyor Platform (MCP). Desta forma, podem ser implementados nos processos de trabalho de processamento de alimentos métodos de fluxo de materiais altamente eficientes e sem acumulação de pressão, que até agora só têm sido normalmente utilizados em centros de distribuição de encomendas ou outras instalações de distribuição modernas. O conceito de acionamento descentralizado utilizado economiza até 50% de energia só no funcionamento start-stop, em comparação com soluções de acionamento centralizadas que funcionam de forma contínua. Ao mesmo tempo, isto resulta num ambiente de trabalho melhorado com uma poluição sonora significativamente inferior e num desgaste reduzido ao transportar caixas padrão E2, o que reduz as preocupações relativamente à higiene no setor alimentar.

A Modular Hygienic Platform (MHP) é fabricada numa nova unidade de produção nas instalações existentes em Baal, na Alemanha, perto de Düsseldorf. Atualmente, as instalações em Baal contam com cerca de 240 funcionários. Como resultado da ampliação das instalações e da gama de produtos para clientes do setor alimentar e farmacêutico, está previsto um aumento de cerca de 60 postos de trabalho até 2025, o mais tardar.