FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Intensificar a transparência e reforçar a confiança

Somos o que comemos. Esta é uma frase comum quando se fala de alimentação, nomeadamente a saudável, e que está na base da atuação da cadeia de valor que tem como princípios incontornáveis a qualidade, higiene, segurança e transparência.

APED

Por: Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição

Não é por acaso. É indiscutível, nos dias de hoje, que todas as atividades associadas à alimentação assumem a responsabilidade e o compromisso para com os consumidores relativamente à qualidade e segurança dos produtos, à sua autenticidade, origem e equilíbrio nutricional.

E aqui, como em muitos outros domínios, a distribuição é exemplo e referência de excelência. Durante a pandemia de Covid-19 soubemos, em conjunto com os parceiros da cadeia de valor e com confiança mútua redobrada, adaptar-nos às mudanças e “Alimentámos Portugal”.

Estivemos na linha da frente, como já é habitual, pois esse é um dos princípios que nos norteiam! Reforçámos a segurança em áreas que, em situações normais, não seriam prioritárias, investimos mais do que nunca em sistemas de limpeza e higienização, quando os previamente existentes já são por si muito exigentes, formámos equipas em tempo record, inovámos e reinventámos- na logística, operações e sistemas de pagamento. Apoiámos os nossos produtores e valorizámos a produção nacional.

Contámos com os nossos e com os outros! E hoje, mais do que nunca, a responsabilidade que todos assumimos é gigantesca, pelo que é essencial manter a transparência em toda a cadeia de valor e reforçar a segurança e confiança do nosso principal foco: o consumidor.

Neste sentido, na APED, continuaremos a potenciar o permanente diálogo com todos os elos da cadeia de valor e com as entidades competentes, parceiros essenciais para a implementação de boas práticas aos mais variados níveis.

De facto, somos o que comemos. E o que comemos depende não só das escolhas individuais, mas também das escolhas dos agentes de toda a cadeia de valor, sendo a segurança alimentar uma responsabilidade partilhada por todos para todos.

Artigo originalmente publicado no site da DGAV