FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Insulac vai ampliar fábrica para exportar queijo "gourmet"

A Insulac - Produtos Lácteos Açoreanos, S.A. vai ampliar a sua unidade fabril na Ribeira Seca com vista à produção anual de cerca de 700 toneladas de queijo ‘gourmet’.

O objetivo é colocar (sobretudo) no mercado nacional este produto, que ostentará a conhecida marca da empresa, Valformoso, e possivelmente uma outra associada ao maior ou menor tempo de cura do queijo, de tamanho mais reduzido.

O novo investimento da empresa está orçado em 3 milhões e 650 mil euros e deverá criar à volta de 15 postos de trabalho.

O projeto da Insulac é, aliás, um dos que foram aprovados na passada terça-feira no âmbito do PRORURAL+, envolvendo um investimento global superior a 8 milhões de euros, dos quais 5,7 milhões referem-se a comparticipação pública.

«Estamos a pensar no mercado nacional, é um pouco mais difícil a exportação para outros mercados, porque na Europa todos os países são excedentários em queijo e leite. Nos Estados Unidos e Canadá ainda não sabemos como é que vai ser a reação do mercado a esse novo produto e, portanto, estamo-nos a basear é na procura nacional», afirmou o responsável pela Insulac, Jorge Costa Leite.

A Insulac recebe por ano mais de 60 milhões de litros de leite, produzindo anualmente perto de 5 mil toneladas de queijo, mil toneladas de leite em pó e duas mil toneladas de lactosoro em pó.

Fonte: Açoriano Oriental