FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Instalação rápida e elevada proteção com a nova malha nos pares dos cabos de servomotor da igus

Poupe 30% do tempo de instalação graças ao novo desenho da malha da blindagem dos cabos de servomotor chainflex da igus.

Publireportagem

Os quatro anos de desenvolvimento e vários testes realizados pelos especialistas de cabos da igus tiveram como objetivo facilitar o processamento dos cabos, simplificar a instalação das malhas dos pares e, ao mesmo tempo, aumentar a duração de vida útil nas calhas articuladas.

O resultado é uma nova blindagem dos pares para os cabos de servomotor chainflex das séries CF 21, 27 e 29. Esta assegura a máxima compatibilidade eletromagnética do par de comando e permite abrir a blindagem mais rapidamente, permitindo ao utilizador poupar até 30% no tempo de processamento da malha dos pares e nos custos de instalação.

Quando é necessário ligar um conversor de frequência e um motor, são utilizados cabos de servomotor. Para a sua montagem, o utilizador tem de descarnar o cabo em primeiro lugar. O fio CFRIP, uma inovação apresentada pela igus em 2012, é uma ajuda neste processo. Este fio no interior do revestimento do cabo facilita a abertura, como um fecho de correr, permitindo um descarnamento do cabo até 50 por cento mais rápido.

A igus apresentou na SPS IPC Drives, esta novidade como a mais recente evolução no desenho dos seus conhecidos e comprovados cabos de servomotor das séries CF21, CF27 e CF29, para utilização em calhas articuladas, com uma nova malha dos pares. 

A malha da blindagem aumenta a compatibilidade eletromagnética dos pares de comando e simplifica a ligação dos pares com malha. Isto permite uma redução até 30% do tempo de instalação da malha dos pares e, consequentemente, uma redução de custos. «Este tipo de malha especial aumenta significativamente a duração de vida dos cabos de servomotor», explica Rainer Rössel, diretor do departamento de cabos chainflex na igus. «Foi possível comprová-lo nos testes realizados no nosso laboratório, durante mais de 45 milhões de cursos».

Cabos de servomotor com 36 meses de garantia

Os cabos de servomotor da série CF21 da igus com aprovação UL estão disponíveis com revestimento em PVC altamente flexível e resistente a óleos, para uma elevada flexibilidade e para os raios de curvatura mais reduzidos em calhas articuladas, de 7,5 x d (diâmetro exterior). A série de cabos CF27 com revestimento exterior em PUR resistente a óleos, é retardante de chama e possui os certificados EAC e CTP para o mercado russo.

Por sua vez, os cabos CF29 com revestimento exterior em TPE, são adequados para aplicações com raios de curvatura até 6,8 x d, mesmo a temperaturas extremas de -35 a +100º C.

Os mais de 1350 cabos chainflex para aplicações com movimento são testados pela igus no seu laboratório de testes com 3800 metros quadrados. Isto permite à igus ser o único fabricante no mercado a oferecer uma garantia de 36 meses para toda a sua gama de cabos.