FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Ingredientes Naturais geram cada vez mais interesse na Conservação de Alimentos

conservacao-alimentar-ingredientes-naturais

Recentemente, cada vez mais estudos se juntam para a contribuição de novos conhecimentos sobre o uso de ingredientes naturais para a conservação de alimentos. Um desses estudos analisa o uso da canela como um agente antibacteriano natural. Um outro, analisa a utilização e segurança dos conservantes de uso recorrente e outros aditivos, tanto provenientes de fontes sintéticas como naturais.

Desde há uns anos para cá que um dos eixos na alimentação saudável são os produtos funcionais, alimentos que incorporam ingredientes ativos com algum componente benéfico para a saúde mas, agora, a tendência inclina-se até ao natural. Ingredientes e conservantes naturais acrescentam valor ao produto.

A procura do consumidor está a criar uma tendência crescente na indústria alimentar e a fomentar o desenvolvimento de uma emergente indústria de ingredientes e aditivos. Por exemplo, grandes eventos do setor, como a Feira BTA (Barcelona) vão incluir na edição de 2015 uma secção específica sobre este tema, a IngreTecno, o que acaba por ser um reflexo do crescente impacto desta indústria.

Num dos estudos publicados na revista “Food Control”, analisa-se o uso da canela como antibacteriano natural. Noutro estudo recentemente publicado em ” Comprehensive Reviews in Food Science and Food Safety”, faz-se uma revisão dos prós e contras associados ao uso de alguns antimicrobianos naturais, como são os terpenos, péptidos, polissacarídeos e compostos fenólicos.