FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Indústria de embalagens: Tetra Pak anuncia metas para redução do impacto climático

A Tetra Pak promete que, até 2030, as emissões de gases com efeito de estufa provenientes das suas próprias operações serão pelo menos 40% inferiores às de 2015.

embalagens

A trabalhar com a iniciativa Science Based Targets, a empresa estabeleceu também como objetivo que em 2040 as emissões serão 58% inferiores às registadas há um ano.

A Tetra Pak torna-se, assim, a primeira empresa da indústria de embalagens alimentares a ter as suas metas de redução do impacto climático aprovadas pela Science Based Targets (SBT).

Para alcançar estes objetivos, a Tetra Pak vai centrar-se em três áreas:

· Impulsionar a eficiência energética, com o objetivo de reduzir a utilização de energia em mais 12%;

· Adquirir eletricidade proveniente de fontes renováveis, investir em projetos de energia renovável e em sistemas de certificação da eletricidade renovável;

· Instalar onsite sistemas de energia como painéis solares.

A empresa compromete-se, ainda, a reduzir as emissões de gases com efeito de estufa (GEE) em toda a cadeia de valor em 16% por unidade de receita até 2020, a partir do ano-base de 2010.

Mário Abreu, Vice-Presidente Ambiente da Tetra Pak, refere que «a colaboração com a iniciativa SBT ajudou-nos a definir, com precisão e de forma científica, as nossas metas de emissão de gases com efeito de estufa e a direção para o futuro da empresa. As novas metas garantem que estamos aptos a demonstrar, de forma aberta e transparente, o nosso contributo para uma economia de baixo carbono, juntamente com os nossos clientes e outras partes interessadas».

Também Cynthia Cummis do World Resources Institute (WRI) diz que «a iniciativa SBT fornece uma metodologia de base científica às empresas que procuram de forma séria incorporar a sustentabilidade na sua prática de negócios e querem fazer a sua parte no sentido de evitar os piores impactos decorrentes das alterações climáticas. A Tetra Pak é a primeira empresa de embalagem de alimentos que completa o processo de revisão de metas connosco e estamos muito satisfeitos por vê-la juntar-se a um número crescente de empresas que compreendem os benefícios da transição para uma economia de baixo carbono».

A Science Based Targets resulta de uma iniciativa conjunta do CDP, WRI, WWF e UN Global Compact que mobiliza as empresas a estabelecerem metas de redução de emissões em linha com a ciência do clima. Desde o seu lançamento em 2015, 208 companhias assumiram o compromisso de estabelecer metas de base científica e 33 empresas, em diferentes indústrias, viram as suas metas aprovadas pela iniciativa.