FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Indústria agroalimentar: conheça o projeto “+Agro”

agro

Por Rita Pinheiro e Alberta Araújo

Resumo

O Projeto +Agro (Projeto 04/SIAC/2015 – SIAC 16159) visa qualificar as Pequenas e Médias Empresas (PME) do setor agroalimentar, nomeadamente nos subsetores de produtos: cárneos, hortofrutícolas, lácteos e padaria.

As áreas de intervenção são: eficiência na saúde e segurança no trabalho, melhoria do processo produtivo e eficiência energética. Na área da saúde e segurança no trabalho, as estratégias passam pela capacitação de PME´s para a introdução de inovação nos seus sistemas de produção e para a utilização das ferramentas de boas práticas para mitigação de perigos e riscos por subsetor.

No domínio da eficiência energética, a capacitação das empresas para a implementação de soluções energéticas inovadoras e amigas do ambiente e para a utilização das ferramentas existentes e criadas no âmbito do projeto e disponibilizadas de livre acesso para as PME’s. Ao nível da otimização do processo produtivo, a capacitação de PME’s para a inovação neste domínio e para a utilização das ferramentas de boas práticas para otimização de processos por subsetor.

Este projeto é apoiado pelo Compete 2020 - Programa Operacional Competitividade e Internacionalização, no âmbito do Sistema de Apoio a Ações que conta com um investimento Elegível de 1.018 mil euros o que corresponde a um Incentivo FEDER de 865 mil euros.

O consórcio é composto pela UBI, Universidade de Évora (UÉvora), Instituto Politécnico de Castelo Branco – Escola Superior Agrária (IPCB-ESA), Instituto Politécnico da Guarda (IPG), Instituto Politécnico de Coimbra – Escola Superior Agrária de Coimbra (IPC-ESAC), Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) e Associação do Cluster Agroindustrial do Centro (InovCluster).

(continua)

Nota: Artigo publicado na edição impressa da TecnoAlimentar 14.

Para aceder à versão integral, solicite a nossa edição impressa.

Contacte-nos através dos seguintes endereços:

Telefone 225899620

E-mail: marketing@agropress.pt