FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Indústria 4.0 e Effe3Ti: um binómio vencedor

Soluções estão disponíveis na Albipack, distribuidor em Portugal da Effe3Ti.

albipack

O termo indica uma tendência na automação industrial que integra algumas das novas tecnologias de produção, com objetivo de melhorar as condições de trabalho, criar novos modelos de negócio e aumentar a produtividade e qualidade da produção das fábricas. A Indústria 4.0 passa pelo conceito de smart factory:

Smart production: novas tecnologias de produção com capacidade de criar colaboração entre todos os elementos da produção: colaboração entre o operador, máquinas e ferramentas.

Smart service: todas as infraestruturas de TI e técnicas que permitem a integração dos sistemas; mas também as estruturas que permitem, de um modo colaborativo, integrar as empresas (fornecedor – cliente) entre elas e as estruturas externas (estradas, terminais, gestão de resíduos, etc.)

Smart energy: Ter atenção ao consumos de energia, criar mais sistemas de desempenho e reduzir o desperdício energético, de acordo com os paradigmas da energia sustentável.

O que fazemos na Effe3Ti

Os pontos fundamentais obrigatórios, que implementámos na Effe3Ti e que definem a máquina para a Certificação Indústria 4.0 são cinco:

  1. Máquina controlada via PLC;
  2. Ligação entre a máquina e o sistema de TI interno da empresa;
  3. Integração automática do sistema de gestão de armazém e/ou com outras máquinas integrantes do ciclo de produção;
  4. Interfaces user friendly;
  5. Conformidade com todas as normas de segurança, saúde e higiene no trabalho vigentes.

Para além dos pontos acima mencionados:

- Manutenção remota e diagnósticos remotos aos sistemas;

- Monitorização contínua do sistema e armazenamento de informações técnicas específicas dos produtos.

A Effe3Ti desenvolveu máquinas e linhas automáticas que já seguiam estes critérios antes mesmo de estes terem sido agrupados e definidos no âmbito da Indústria 4.0 e é por estas razões que a empresa está pronta para o sucesso e se encontra em destaque na procura de soluções.

O principal objetivo é projetar, construir e gerir máquinas de embalar feitas à medida, que preencham da melhor forma possível os requisitos de produção, logística e telemática.

Em primeiro plano está o estudo do produto e a verificação da estabilidade após a paletização: menor quantidade de filme utilizada para um ambiente mais ecológico; alta estabilidade do produto embalado para um transporte da palete efetuado com maior segurança.

Definimos as máquinas da Effe3Ti como construídas à imagem da ideia do Cliente, sempre com o apoio de uma equipa de técnicos especialistas que, por sua vez, estabelecem os critérios específicos mais adequados.

Especificações de filmes, detalhes de embalagem, tensão aplicada no filme estirável, percentagem de pré-estiramento, centro de gravidade, peso, identificação do produto, número de bobinas utilizadas são apenas algumas das informações que as máquinas certificadas da Effe3Ti fornecem aos sistemas de TI.

Case Studies

Têm sido fabricadas e instaladas algumas linhas automáticas concebidas para a Indústria 4.0:

  • Linha automática de embalamento para a indústria da fruta: produtos delicados que precisam de ser embalados sem que ocorra condensação dentro da embalagem. Para isso é utilizado filme macro-perfurado (com as mesmas dimensões do filme clássico), tratado de forma a embalar os produtos (com uma altura total de mais de 2 metros) na parte superior e na parte inferior, sendo efetuado um menor número de voltas na parte central. Ou, embalar totalmente os lados das caixas, deixando partes abertas para ventilação. Tudo é analisado e processado passo a passo, comunicado pelo sistema de gestão de dados do cliente e conectado para manutenção e supervisão remotas.
  • Linha automática desenvolvida para a indústria de transformação de papel para a embalagem de caixas cortadas e aplanadas, coladas e cartão simples. Cada palete carregada é acompanhada por uma série de dados, tais como: cliente, peso, especificações do produto, localização no armazém, número do programa, etc. Esses dados são devolvidos no final do ciclo de trabalho automático, processados com várias operações de transformação que ocorrem na linha. Todas as operações são supervisionadas por um sistema de diagnóstico e assistência remota, ligados diretamente aos escritórios do cliente. Estes são apenas dois exemplos de linhas automáticas com gestão em conformidade com a Indústria 4.0. Não nos podemos esquecer da certificação de equipamentos semiautomáticos com sistema de pesagem integrado.

Todas estas soluções estão disponíveis na Albipack – distribuidor em Portugal da Effe3Ti. Contacte-nos para mais informações em www.albipack.pt.