FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Impressoras OKI apoiam cervejeiras artesanais na construção das suas marcas

A cerveja artesanal é mais do que apenas uma moda passageira. É responsável por relançar as vendas do setor e atrair uma nova geração de consumidores. Em 2013, após anos de declínio no consumo, as vendas de cerveja conseguiram uma recuperação saudável, registando um crescimento constante em grande parte graças à introdução de cervejas artesanais e especiais.

OKI

Uma tendência a que Portugal não ficou alheio: entre 2011 e 2018 o número de cervejeiras em operação passou de 9 para 120.

Segundo dados da associação europeia de cervejeiros, The Brewers of Europe, existem mais de 10 000 cervejeiras na Europa e, a seguir à China, a UE é a maior produtora de cerveja a nível de volume anual. É evidente que existe uma forte apreciação global por cerveja e as cervejas artesanais representam uma oportunidade de apelar aos diferentes gostos e preferências dos consumidores em todo o mundo.

A oportunidade dourada

A Grand View Research prevê que o valor do mercado mundial da cerveja artesanal atinja cerca de 426 mil milhões de euros (502,9 milhões de dólares) em 2025, o que significa que os produtores de cervejas artesanais podem criar novas fontes de receitas ao aumentarem a sua oferta para lá das cervejas tradicionais.

Conseguir uma cerveja de grande sabor é o principal objetivo para qualquer cervejeiro. O que faz uma boa cerveja? A sua aparência, espuma, sabor, corpo, cor e aroma. Mas se adicionarmos a uma boa cerveja uma embalagem com um design cuidado, uma garrafa ou lata elegante e um rótulo, gargantilha personalizada ou manga, que traduzam a qualidade e singularidade da cerveja artesanal no interior, teremos uma cerveja que é também visualmente apelativa.

As cervejeiras artesanais são frequentemente micro empresas independentes que empregam métodos mais tradicionais para fabricar pequenos lotes de cerveja com uma qualidade e sabor únicos. Explorar esta tendência dá também a estes pequenos produtores a oportunidade de desafiar as cervejeiras maiores para obterem mais quota de mercado. 

No entanto, o consumo de cerveja artesanal levou a que milhares de pequenas cervejeiras estejam a competir no que se tornou um mercado saturado. Destacar-se das concorrentes e das marcas de maiores dimensões pode ser um desafio para uma pequena empresa. Como resultado, as cervejeiras mais pequenas precisam de encontrar formas criativas e económicas de se destacarem, por exemplo, criando rótulos e gargantilhas personalizados, ou através da organização e patrocínio de eventos.

É claro que estas pequenas empresas não têm o mesmo nível de orçamento de marketing que as congéneres maiores. Com menos hectolitros de produção, não necessitam dos grandes volumes de rótulos e recursos promocionais que as maiores marcas de cerveja exigem, o que torna os seus custos de produção mais elevados.

Criar rótulos memoráveis

A OKI tem experiência no apoio ao setor da cerveja e compreende que, embora os fabricantes de maiores dimensões tenham poder de compra para negociar preços especiais com as gráficas para a impressão de centenas de milhares de rótulos, e o espaço necessário para as armazenar, as empresas mais pequenas podem beneficiar da impressão in-house como vantagem estratégica.

Com a impressora de etiquetas a cores OKI Pro1050, as pequenas cervejeiras podem imprimir o volume exato de rótulos conforme necessitam, ou até 8 000 rótulos por dia, o que não só permite poupar nos custos de contratação do serviço a um fornecedor externo, como eliminar os prazos de entrega. A possibilidade de imprimir à medida das necessidades oferece a oportunidade adicional de poder produzir rótulos personalizados.

A personalização do produto pode fazer toda a diferença, considerando que 80% dos consumidores são mais propensos a comprar produtos de marcas que proporcionem experiências personalizadas.

Para qualquer empresa que pretenda maximizar a eficiência de custos ao imprimir os seus próprios rótulos, o dispositivo compacto oferece a impressão de pequenas tiragens de rótulos a cores impermeáveis, perfeitos para resistir à refrigeração, sobre uma variedade de suportes, incluindo papel, materiais sintéticos, transparentes, brilhantes ou texturizados.

A impressão de dados variáveis (VDP) é outra área em que estes dispositivos acrescentam valor, permitindo imprimir rótulos com variações na designação do produto, identificação de um retalhista ou distribuidor ou qualquer outra informação variável, como códigos de barras e números de lote.

Mas não é só na impressão interna de rótulos que os pequenos cervejeiros podem obter uma vantagem competitiva. A galardoada série C800 da OKI oferece-lhes a capacidade de produzir uma abrangente gama de materiais de marketing, com qualidade profissional. Desde gargantilhas e mangas para garrafas a menus resistentes ao uso e à prova de água, convites para eventos e totems, bem como autocolantes para chão e montras. Tudo isto e muito mais permite às cervejeiras artesanais promoverem ativamente as suas marcas, e oferecer aos clientes a oportunidade de personalizar os seus eventos e produtos.

Fáceis de usar, as impressoras OKI C800 são ideais para empresas sem experiência prévia de impressão, ajudando a reduzir os custos de impressão e a obter resultados criativos e profissionais com maior rapidez e à medida das necessidades.

Histórias de sucesso

Zion brinda às soluções de impressão da OKI

OKI e Zion

A cervejeira artesanal italiana Zion Birra escolheu a série C800 como uma solução de impressão fiável e económica para ajudar a desenvolver a sua marca e a captar a atenção em eventos e feiras comerciais com faixas, banners pop-up, fichas técnicas à prova de água e pulseiras. Além disso, a empresa utiliza a impressora para criar materiais de comunicação para a sua própria pequena cadeia de brewpubs.

Na indústria de bebidas, é importante poder imprimir em suportes impermeáveis, resistentes e pré-cortados, e a OKI permite à Zion personalizar e criar rapidamente materiais numa gama flexível de suportes, através de um único equipamento compacto, eliminando os tempos de produção para materiais impressos externamente. 

O seu fundador e diretor geral atribui o aumento acentuado de vendas da marca à flexibilidade que a OKI C800 proporcionou à sua empresa. «Quer se trate de banners, menus, suportes para garrafas ou pulseiras para eventos, quando se tem uma impressora aqui mesmo nas instalações, é possível todo o tipo de novas ideias», afirmou Amauriys Perez. 

Dar visibilidade a um pequeno fornecedor de etiquetas no mundo do rugby

Oki Heinekein

O fornecedor de etiquetas sul-africano Talis Labels foi recomendado para trabalhar num projeto da empresa cervejeira holandesa Heineken, envolvendo a impressão de rótulos de edição limitada para promover o patrocínio da marca num torneio mundial de rugby em 2019. O projeto implicou a criação de um rótulo transparente atrativo com um prazo de entrega muito apertado. Porém, a Talis Labels não dispunha do equipamento necessário para conseguir o acabamento que a Heineken necessitava, sobretudo, tendo em conta o prazo.

Para cumprir os requisitos do projeto, a Talis Labels iniciou a procura de uma impressora de etiquetas completa que fosse diferente das impressoras tradicionais de etiquetas CMYK. A escolha recaiu sobre a impressora de etiquetas OKI Pro1050 pela sua capacidade de impressão a cinco cores (CMYK+BRANCO), eficiência de custos e possibilidade de personalização e tamanho compacto. Após um processamento inicial de 600 rótulos, a Heineken encomendou mais 20 000, que a Talis Labels conseguiu produzir a tempo graças à Pro1050 da OKI.

Para mais informações consulte o website da OKI.