FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

4 benefícios da integração de um ERP desenvolvido para a Indústria Alimentar

O objetivo de qualquer empresa é a criação de valor, através da constante melhoria de práticas, metodologias e processos operacionais. Aumentar a eficiência, por definição, é fazer mais com o mesmo e por isso é uma forma de tornar a sua empresa competitiva. Agora, mais do que nunca, a digitalização e automação podem ser a chave para o sucesso para as empresas da indústria alimentar, independentemente do seu tamanho. Um olhar sobre as empresas líderes de mercado revela a importância da digitalização e automação no setor. 

CSB-System SE

Por: Pedro Álvares, Regional Sales Manager Portugal CSB-System SE

Mas qual é a receita para o sucesso?

É à base da melhoria constante, consistente e gradual dos processos, práticas e metodologias já existentes. Pequenos passos na implementação podem servir de projeto-piloto para a obtenção de skills e experiência que é necessária para avançar para uma infraestrutura técnica mais avançada e posteriormente expandir para a Smart Factory. O ponto de partida, ou a origem, é o seu ERP (Enterprise Resource Planning) porque é a ferramenta central de integração de todas as áreas de negócio, por outras palavras o ERP é o sistema nervoso central da empresa.

O ERP da CSB

O ERP da CSB foi especialmente desenvolvido para a indústria alimentar. Oferece um vasto leque de soluções específicas para todas as áreas de negócio. Caracteriza-se, frequentemente, por a sua estrutura ser modular e totalmente flexível adaptando-se aos processos e parâmetros definidos pela empresa. Além disso, pode ser utilizado intraempresas para a gestão centralizada e padronizada de várias empresas do mesmo grupo. Através das aplicações MES (Manufacturing Execution System) todo o chão de fábrica está em constante controlo e supervisão pelos responsáveis à distância de botões. Em síntese, as soluções da CSB oferecem uma variedade de soluções para a digitalização e automação da sua fábrica com vantagens claras para a sua empresa. Para ser breve, mencionamos apenas quatro.

CSB-System SE

Vantagens para a área Executiva

A tecnologia da CSB oferece ferramentas para gerir os processos operacionais de qualquer atividade dentro do setor alimentar. Os processos são otimizados de acordo com as melhores práticas internacionais e a experiência adquirida de uma série de projetos de sucesso em todo o mundo. A direção da empresa pode aceder a toda a informação que lhe é relevante, seja relativa a indicadores de performance financeira, produtiva, comercial, ou dados relativos a recursos humanos, ativos, departamentos, entre outras. A leitura e análise destes dados pode ser realizada através de PC’s no escritório ou mesmo via Apps para o smartphone, a partir de qualquer local, de forma fácil e rápida. Num ambiente destes, é, portanto, também mais fácil e rápido o processo de tomada de decisões, que é frequentemente complexo e moroso.

Vantagens para a área da Produção

Planear capacidades de produção e otimizar a utilização das linhas de produção, aumentando a flexibilidade: O CSB-System oferece um enorme contributo neste sentido, através da total integração da logística interna e externa no sistema ERP. Pode mesmo dizer-se que o potencial está na intralogística. Tecnologias como sistemas de produção e embalagem, sistemas de picking semiautomáticos, sistemas de classificação e de paletização oferecem soluções práticas para conseguir de forma otimizada dar resposta ao aumento da variedade de produtos e suas especificidades, às flutuações da procura e ao elevado grau de competitividade do mercado. Quando as margens são baixas ou a pressão dos preços é alta, a automatização em rede da produção, embalagem, armazenagem e picking fornece uma forma eficaz de reduzir os custos e, assim, aumentar a quota de mercado. Por outras palavras, na indústria alimentar a digitalização e automação simplificam o processo de fabrico, evitam erros causados pelo registo manual de dados, controlam o desempenho dos processos resultando em melhorias evidentes. Um outro aspeto de capital importância é o planeamento da produção. Com o CSB o planeamento da produção acontece de forma empírica e exímia. É possível planear as quantidades, maquinário, empregados, numa base diária, semanal ou mensal, de acordo com os processos da empresa. Além disso, porque os dados de armazém, vendas e compras estão todos integrados no mesmo sistema, a comunicação intradepartamentos acontece de forma imediata e sem margem para erro, ou má interpretação humana.  As web e cloud Apps da CSB permitem monitorizar e gerir todo o processo produtivo e fornecem através de computadores, tablets ou smartphones, diversos tipos de dashboard com rácios e indicadores de natureza produtiva e KPI (Key Performance Indicator) de produção e outras áreas subjacentes. Dotar uma fábrica de equipamentos de conetividade, sensores, esteiras transportadoras, entre outros, permite uma monitorização cuidada dos processos e máquinas para evitar paragens desnecessárias. Sem dúvida, a automação da intralogística é a base para a transição digital. Para a Indústria 4.0. Para a Smart Factory.

CSB-System SE

Vantagens para a área Comercial

O CRM (Customer Relationship Management) da CSB permite colocar a empresa constantemente em linha com os seus clientes e potencias clientes. Digitalizar o processo de vendas integrado no ERP da CSB via web ou EDI reduz as margens de erro, aumenta o número de encomendas recebidas e o atrai uma série de novos potenciais clientes. Estatísticas e relatórios, que são totalmente configuráveis, oferecem também ferramentas de controlo de vendas a qualquer momento para aumentar a transparência da informação da equipa comercial, das margens de lucro e dados de mercado. Em conclusão, ter produtos de alta qualidade já não é o suficiente para ser competitivo no mercado, o uso de tecnologia de ponta tornou-se um fator decisivo para o sucesso de qualquer empresa.

Vantagens para a área de Qualidade

Quando se fala de integração de todos os departamentos, não se exclui a gestão de qualidade. Um departamento cada vez mais importante para as empresas do setor alimentar. O CSB oferece diversas ferramentas para os funcionários deste departamento poderem desempenhar as suas funções normais sem recurso a papel. Por outro lado, todos os dados são integrados no sistema e registados, por exemplo, através de dispositivos móveis diretamente nas linhas de produção, na receção, nos armazéns, entre outros. Um dos temas também mais presentes na área da gestão de qualidade, e muitas vezes mencionado como requisito para obtenção de importantes certificações internacionais, é a rastreabilidade. Todo o fluxo das matérias e informação é registado no sistema, todos os itens são rotulados e identificados a qualquer movimento, isto permite que, posteriormente no CSB-System, esses dados sejam consultados ao mais ínfimo detalhe. Por isso é possível, por exemplo, através da informação de um produto acabado, determinar quais matérias-primas foram utilizadas no processo de fabrico do mesmo.

O Grupo CSB-System é o seu parceiro TI ideal para a transformação digital porque oferece ERP, MES e soluções tecnológicas concretas já implementadas em inúmeros projetos de sucesso.

CSB-System SE

CSB-System SE

An Fürthenrode 9-15

52511 Geilenkirchen

Alemanha

 

Telefone: 0049/151/18265253*

Telemóvel: 0049/2451/625302*

*Atendimento em Português

pedro.alvares@csb.com

www.csb.com

Conheça as referências no YouTube