igus disponibiliza cálculo online da duração de vida de casquilhos deslizantes impressos em 3D

A nova ferramenta online gratuita da igus garante resultados precisos sobre a duração de vida de casquilhos fabricados por impressão 3D.

A impressão 3D de casquilhos deslizantes fabricados em tribopolímeros e isentos de lubrificação e manutenção garante um elevado nível de liberdade em projetos de engenharia e, ao mesmo tempo, mantém um elevado grau de resistência ao desgaste dos componentes fabricados.

Para alcançar isto, a igus investiga e desenvolve novos materiais de impressão 3D para aplicações móveis. Graças à extensa série de testes realizados no maior laboratório de testes da indústria, a igus disponibiliza online aos utilizadores a previsão da duração de vida dos casquilhos de polímero personalizados fabricados por impressão 3D.

O conhecimento da duração de vida dos casquilhos deslizantes é uma vantagem imbatível no que respeita à operação segura e fiável de aplicações móveis.

Neste ámbito, as ferramentas online da igus, empresa especializada em motion plastics, permitem o cálculo exato da duração de vida de produtos igus, com base na investigação e nos resultados dos testes realizados no maior laboratório de testes da indústria.

No laboratório de testes, todos os plásticos “iglidur”, entre outros produtos, são testados quanto à resistência ao desgaste e ao atrito. Neste processo, 10 000 testes por ano alimentam de forma contínua a base de dados da ferramenta de cálculo de duração de vida online.

Em apenas quatro passos, a ferramenta de cálculo da duração de vida dos casquilhos “iglidur” regista os dados da aplicação e fornece depois ao utilizador uma análise abrangente da adequação e duração de vida de todos os materiais “iglidur” isentos de lubrificação e manutenção, tudo isto online. Este cálculo preciso da duração de vida não se limita a casquilhos deslizantes “iglidur” moldados por injeção, estando também disponível para casquilhos impressos em 3D.

Tribofilamentos e pó tribológico para SLS para uma elevada resistência ao desgaste

O primeiro tribofilamento “iglidur” foi apresentado na Feira de Hanôver 2014, pela empresa sediada em Colónia. Desde então, a gama de produtos tem sido continuamente ampliada.

Com a recente disponibilização de seis tribofilamentos para o processo FDM, assim como de dois materiais para a sinterização seletiva a laser, casquilhos deslizantes, entre outros produtos, podem ser imediatamente fabricados e utilizados em aplicações industriais. Com o serviço de impressão 3D, pode produzir em apenas três simples passos, da configuração à encomenda, protótipos ou peças especiais para lotes pequenos, de forma fácil, rápida e a baixo custo. Os materiais económicos e um menor consumo energético, assim como uma produção rápida e personalizada possibilitam um enorme potencial de poupança.

Graças aos extensos testes realizados no laboratório, é possível prever com precisão a duração de vida das peças fabricadas por impressão 3D, tal como nas peças moldadas por injeção.

Este cálculo da duração de vida para casquilhos impressos em 3D está incorporado na ferramenta de cálculo da duração de vida dos casquilhos "iglidur" (www.igus.pt/calculo-iglidur) para os materiais iglidur I3 e I180. O cálculo online da duração de vida estará disponível para os seis materiais até à Feira de Hanôver 2019.