FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

igus desenvolveu o sistema de favos de abelha para fixação de condutores em calhas articuladas

O novo sistema facilita ainda mais a confeção de calhas articuladas.

igus

O novo sistema de favos de abelha para fixação de condutores CFU combina um desenho compacto com uma fixação de condutores simples e flexível. (Fonte: igus GmbH).

Este ano, a igus apresentou um sistema único para fixação de condutores em calhas articuladas.

Os cabos e as mangueiras podem ser introduzidos e fixados, de forma simples, num favo de abelha. Na Motek 2017, a empresa especializada em motion plastics apresentou um novo sistema que substitui os modelos anteriores. Em comparação com as abraçadeiras de cabos, frequentemente utilizadas, ou outras soluções de fixação de condutores, o utilizador reduz o tempo de montagem em cerca de 80%.

O sistema de favos de abelha para fixação de condutores CFU da igus substitui as abraçadeiras de cabos, habitualmente utilizadas na indústria.

A vantagem é evidente: até agora, cada cabo tinha de ser fixado separadamente, enquanto que, nesta nova solução, os cabos e as mangueiras são simplesmente introduzidos no favo de abelha, sendo este posteriormente fechado.

Desta forma, as paredes exteriores das cavidades do favo de abelha ficam suave- e uniformemente apertadas à volta dos cabos. O sistema de favo de abelha é montado em segundos e é também, extremamente flexível, visto permitir a inclusão de novos cabos, assim como a sua substituição, de forma manual. O novo CFU combina um desenho compacto com uma colocação de condutores simples e flexível.

Sistema flexível de aplicação universal

Devido ao seu acabamento, adaptado ao suporte de fixação da calha articulada, o novo CFU pode ser utilizado em aplicações deslizantes ou sem suporte. A estrutura favo de abelha é facilmente adaptada para as larguras de cada calha. Os diferentes cabos são inseridos, de forma simples, em diferentes níveis na vertical do CFU, o sistema é fechado e, por fim aparafusado na parte superior.

As patilhas de fecho opcionais nas paredes laterais unem a calha articulada ao sistema de fixação de condutores. Com o sistema de favos de abelha para a fixação de condutores, o cliente pode personalizar a calha e o sistema de fixação antes de decidir a posição exata dos cabos.

Esta pode ser facilmente alterada posteriormente. O sistema está atualmente a ser desenvolvido para as calhas E4.1L. Em conjunto com o novo sistema de separação interior personalizado, o sistema de favos de abelha para fixação de condutores faz das E4.1L as calhas articuladas mais fáceis de preencher do mercado.