FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

I.P. Leiria Premiado na Inovação Alimentar

inovacao-alimentarA indústria alimentar e a comunidade cientifica, neste caso o Instituto Politécnico de Leiria (IPLeiria) e a Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM) através do Grupo de Investigação em Recursos Marinhos, têm como principais desafios a melhoria constante da segurança alimentar, da qualidade dos alimentos bem como a criação de novos alimentos tendo sempre como objetivo final garantir simultaneamente a saúde e o bem-estar dos consumidores. A segurança e a inovação alimentar impõem por isso uma aproximação integrada e responsável, que se estende da produção ao consumidor de modo coerente, efetivo e dinâmico.

No passado dia 27 de março a  Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM)IPLeiria foi premiada no âmbito do “I Concurso InovCluster de Produtos Alimentares Inovadores”, com os seguintes produtos: 1º PRÉMIO (na categoria dos lácteos) para o GELADO ARTESANAL DE ALGAS E KEFIR (uma parceria com a empresa Emanha, Figueira da Foz) e 3º PRÉMIO (na categoria dos cereais) para o PÃO D’ALGAS (uma parceria com a empresa Calé, Peniche).

Este concurso é uma iniciativa criada pela InovCluster – Associação do Cluster Agroindustrial do Centro, com o objetivo estratégico de promover a inovação no setor agroalimentar. Os prémios foram anunciados durante o “II Congresso Internacional InovCluster”, que decorreu em Castelo Branco, CEI – Centro de Empresas Inovadoras.

Produtos inovadores e saudáveis

Um gelado que faz bem

emanhaO gelado artesanal de algas e kefir, que começou a ser comercializado em setembro de 2013, conta agora com uma medalha “ao peito”. Trata-se de um gelado único, inovador e saudável à base de kefir e algas marinhas, desenvolvido pelo GIRM, para a Gelataria Emanha, na Figueira da Foz. Trata-se de um projeto de investigação realizado durante o ano 2012 e 2013, e desenvolvido no âmbito do concurso Vale Inovação (QREN/IAPMEI/MaisCentro).

Além de inovador, o gelado artesanal à base de kefir e algas marinhas é um produto saudável, adequado inclusivamente para intolerantes à lactose. As algas têm um elevado potencial nutricional e funcional, pois permitem a adição de compostos naturais com grande capacidade antioxidante e têm a presença de ácidos gordos benéficos para a saúde, como os ómega 3.

Pão d’algas, não tem sal, mas não é insosso

emanha2Com comercialização prevista já para este ano, o pão d’algas desenvolvido pelo GIRM, pretendeu criar uma alternativa mais saudável ao pão tradicional, feito com sal.

As algas marinhas conferem naturalmente ao pão um teor de sal, e um ótimo sabor, que torna desnecessária a adição de sal, sendo por isso um produto indicado para pessoas intolerantes ao sal ou que tenham de fazer uma dieta restritiva, ou ainda um produto interessante para pessoas que se preocupam com a sua saúde. O produto será ainda lançado oficialmente no mercado durante o mês de Abril. Neste caso a colaboração coma empresa Calé envolve ainda a produção sustentável de algas pela empresa Algaplus.

Um gelado que faz bem