FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Hanna Instruments apresenta o Espectrofotómetro iris

O iris é diferente de qualquer outro produto concebido pela Hanna até hoje.

iris

A Hanna Instruments apresenta o novo espectrofotómetro iris. Diferente das outras linhas de fotómetros da Hanna, o iris efetua medições em todos os comprimentos de onda de luz visível e não exclusivamente em alguns comprimentos predefinidos.

O sistema ótico do iris inclui uma lâmpada de tungsténio-halogéneo substituível, um separador de feixes com detetor de referência e uma grelha holográfica côncava.

Não é necessário tempo de aquecimento à medida que a luz é medida e as variações compensadas, o que resulta numa vida mais longa da lâmpada. O design do iris também minimiza os problemas da luz dispersa no monocromador e da luz externa.

Estes elementos em conjunto permitem um espectrofotómetro mais compacto e mais eficiente.

O suporte de cuvete universal incorporado aloja quer cuvetes redondas de 22 mm, quer cuvetes retangulares de 1 x 5 cm.

São fornecidos adaptadores para as cuveres que permitem a utilização de cuvetes redondas de 13 mm e 16 mm, assim como cuvetes retangulares de 10 mm.

O espectrofotómetro iris é uma extensão natural da nossa linha de fotómetros.

O sistema ótico de separador de feixes permite ao iris compensar automaticamente por qualquer desvio na fonte de luz, resultando numa precisão superior. Ainda, o novo design da interface com o utilizador torna a sua utilização muito fácil.

Jeff Tompkins, Gestor de Vendas de Titulação da Hanna Instruments, refere que «o iris possui uma memória para até 9999 medições, que podem ser transferidas para qualquer computador no formato CSV ou PDF através de uma pen ou cabo USB».

E explica que o espectrofotómetro é fornecido com uma bateria de iões de lítio recarregável, com uma duração de cerca de 3000 medições – permitindo bem mais do que um dia de utilização.

A alimentação por bateria oferece uma operação contínua em caso de falha de energia e permite mover o iris de local sem a preocupação de encontrar uma tomada elétrica.

O iris é completamente personalizável, com mais de 80 métodos editáveis pré-programados, a capacidade de utilizar até 10 pontos de calibração e um espaço de memória para até 100 métodos personalizados.

A lente de focagem do iris reduz os erros nas variações de cuvetes plásticas baratas e cuvetes redondas, eliminando os erros originados pelas imperfeições.

Em Portugal, o Espectrofotómetro iris está disponível desde janeiro e pode ser adquirido através da Hanna Instruments Portugal. 

Sobre a Hanna Instruments

A Hanna Instruments é uma empresa multinacional, presente em Portugal desde 1999, que produz e comercializa instrumentos de medição e controlo para a Indústria, Tratamento de Águas, setor agroalimentar, Investigação e Laboratórios, entre outros sectores de atividade.

A Hanna Instruments é um dos maiores fabricantes europeus de instrumentação eletro-analítica, estando presente em cerca de 40 países, assegurando a comercialização e assistência técnica de todos os seus produtos.

Mais informações consulte o website da Hanna Instruments Portugal.