FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Há uma nova aguardente vínica de vinho verde com 40 anos

A Quinta do Tamariz apresenta a nova Aguardente Quinta do Tamariz 40 Anos, resultado de um trabalho que começou a ser feito há mais de meio século, registando-se o primeiro engarrafamento em 1951.

Desde então, a família tem guardado um generoso stock de aguardentes vínicas de vinho verde, algumas das quais com mais de 60 anos de estágio em casco de carvalho francês Limousin. Assumindo-se como um verdadeiro produto de charme da casa, chega ao mercado envolvido numa elegante embalagem, indicasa para colecionadores.

A este lançamento juntam-se as novas colheitas dos vinhos da casa, com imagem totalmente renovada que recupera as origens da Quinta do Tamariz. Além de dois espumantes - Espumante Tamariz Bruto Rosé e Espumante Bruto Branco Arinto – serão lançadas as novas colheitas do Quinta do Tamariz Alvarinho Reserva 2017, do Quinta do Tamariz Superior 2017 e Quinta do Tamariz Grande Reserva 2017. Em comum, estes vinhos partilham a complexidade, a estrutura e a intemporalidade, já que prometem longa vida em qualquer garrafeira. A distribuição é exclusiva da OnWine Nacional.

A história da Quinta do Tamariz, um produtor familiar localizado em Barcelos, na sub-região do Cávado, começa a ser contada no final do século XIX, altura em que António Nunes Borges, um banqueiro apaixonado pela terra, decidiu expandir a sua atividade para a exportação de vinho.

Alguns anos depois, já em 1926, pelas mãos da sua filha, Lúcia Borges Vinagre, que recebeu a quinta de Barcelos como prenda de casamento, o projeto ganhou nova forma, tendo-se assistido a um forte desenvolvimento vitivinícola que culminaria num dos primeiros engarrafamentos de vinho em toda a região demarcada.

Na sua base estão algumas das castas mais nobres da região – Loureiro, Arinto e Alvarinho – que servem de receita para a criatividade dos enólogos Jorge Sousa Pinto e de Maria Francisca Vinagre.

Maria Francisca, juntamente com o marido, António Borges Vinagre, atual representante da quarta geração da família ligado ao projeto, são os responsáveis pela continuação de legado de mais de 90 anos de produção de vinhos, que relançam agora com nova imagem e posicionamento.

Fonte: Grande Consumo