FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Genutek Pavimentos: inovação em pavimentos para a indústria alimentar e dos refrigerantes

Sendo a indústria alimentar a grande área de atuação da Genutek Pavimentos, o acompanhamento das tecnologias nela usadas, fazem parte da nossa evolução contínua.

A indústria dos refrigerantes tem tido um crescimento sustentado nos últimos anos. Apesar de um ligeiro abrandamento, a adaptação da indústria durante o período da pandemia, dotou as empresas de maiores capacidades de comunicação e marketing, focando-se mais no segmento dentro do lar. O pós-pandemia revelou-se particularmente proveitoso, tendo todos os grandes players obtido um aumento das vendas.

Com o crescimento surgem novas necessidades de remodelação e ampliações de unidades de processamento e engarrafamento, tendo ajudado a que alguns setores como o da construção e manutenção industrial, também obtivessem um aumento da sua faturação. Neste setor em particular, existe uma combinação de agentes que atacam de forma agressiva os pavimentos. Sobretudo as zonas em betão, sofrem particularmente da combinação entre açúcar, água carbonatada, químicos, concentrados de fruta, entre outros.

A maioria dos refrigerantes começa sob a forma de xarope, com alta concentração de açúcares e com uma viscosidade pastosa. As restantes matérias-primas, tais como edulcorantes, químicos e aromatizantes, são depois adicionadas para que cada marca crie a sua bebida única.

Aliando os ataques químicos, as cargas a que os pavimentos estão sujeitos e as operações de limpeza, qualquer piso não protegido, tende a degradar-se rapidamente. Não é invulgar encontrar situações em que o betão já se encontra em degradação avançada na sua camada superficial, não cumprindo com os requisitos necessários para uma boa operacionalidade. Na Genutek Pavimentos, avaliamos e ajudamos a eleger a melhor solução, não só resistente quimicamente, mas também em termos mecânicos. Nem todos os pavimentos são iguais e numa fábrica podem ser utilizadas diferentes soluções, tendo em conta o que se passa em cada zona. O grande desafio é conseguir obter um compromisso entre resistência, durabilidade e rapidez de execução, pois cada vez mais, os tempos de paragem são reduzidos ao mínimo.

Novas tecnologias de pavimentos com resistência química e cura mais rápida, estão a surgir e na Genutek já se encontram ao dispor dos nossos clientes. Novos projetos se avizinham, quer em Portugal como em Espanha.

O nosso compromisso é melhorar a simplicidade dos processos de manutenção, redução do custo do ciclo de vida do pavimento, permitindo desta forma aplicar revestimentos mais amigos do ambiente e em consonância com a segurança alimentar, cumprindo com as normas Isega, Clean Room, Excell Plus ou até HACCP International.

Mais uma vez entram em destaque os pavimentos sem cheiro, que não contenham COV (Componentes Orgânicos Voláteis), como a gama híbrida de poliuretano/ cimento, tendo também altas resistências mecânicas, químicas e ao choque térmico, muito frequente em unidades de processamento. As pinturas de alta espessura, sem cheiro e com cura em 12h, são também uma solução prática e em conta para zonas com menor stress mecânico, mas que ainda necessitem de resistência química.

Sendo Aplicador Aprovado Sika, na Genutek Lda., garantimos aos nossos clientes que todas as especificações dos sistemas aplicados são cumpridas, conforme as melhores práticas do mercado e do fabricante. Em conjunto com o cliente, planeamos e acompanhamos o projeto desde o início, ajudamos na resolução de problemas existentes e colocamos toda a nossa experiência ao serviço de quem a nós recorre.

Genutek Pavimentos
Telemóvel: 919 703 085
armandoroque@genutek.pt
www.genutek.pt
Para mais informações sobre os pavimentos
Genutek contactar Armando Roque.