FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

GEA lançou máquina de embalagem de termoformagem PowerPak PLUS

A GEA lançou a sua máquina de embalagem de termoformagem PowerPak PLUS em Dusseldorf (Alemanha), a 5 de fevereiro de 2019.

gea

Maior confiabilidade no processo e menor consumo de recursos durante o acondicionamento de produtos frescos - ambos são garantidos com a última geração de tecnologia de termoformadoras da GEA, a GEA PowerPak PLUS.

A máquina foi apresentada pela primeira vez durante o evento de cliente GEA Packaging Days no local de produção em Wallau, Alemanha, no final do ano passado. Em maio, o grupo de tecnologia usará a feira internacional IFFA em Frankfurt (Hall 8/Stand D06) para mostrar o sistema em escala maior.

Avanços inovadores no manuseio e higiene de filmes

«Antes de desenvolver a máquina, realizámos uma pesquisa com os clientes. Desta forma, pudemos incorporar os desejos dos nossos clientes para melhorar ainda mais a confiabilidade no processo e qualidade da embalagem, bem como os tempos de execução das nossas máquinas termoformadoras no produto PowerPak», explica Volker Sassmannshausen, Gerente de produtos de termoformagem.

Com base no seu feedback, optámos por nos concentrar no desenrolamento e alimentação de filmes, higiene e manuseio geral.

Consequentemente, a estação de selagem e alimentação de filme inferior da termoformadora PowePak PLUS foram completamente redesenhadas para facilitar a transparência e rastreabilidade do processo - contribuindo para a maior sustentabilidade nos processos de embalagem.

Manuseio de filme otimizado reduz o consumo de filmes

Os sistemas de desenrolamento para os filmes superior e inferior foram otimizados e agora são monitorizados e sincronizados com o ciclo de avanço da máquina. Em combinação com o inovador sistema de tensão da teia, eles facilitam um desenrolar controlado e um caminho de filme simplificado e seguro.

O desenrolamento controlado no módulo de alimentação do filme inferior impede que este se enrole. Tolerâncias típicas das bobinas de filme como o desafinamento ou curvatura podem ser ajustadas automaticamente. Como resultado das inovações no desenrolamento de filmes e na execução de filmes, o design da estação de vedação também foi atualizado. Todo o sistema de densenrolamento de filme superior está localizado na área da estação de vedação e é facilmente acessível. Além disso, a estrutura da estação de vedação também foi fundamentalmente melhorada e agora é protegida por portas de segurança transparentes e ajustáveis verticalmente, que podem ser baixadas rápida e facilmente quando necessário, eliminando a necessidade de capas e de proteção soltas.

Outras inovações significativas na estação de vedação incluem as válvulas de evacuação e gaseificação acionadas por motor em combinação com sensores de pressão. Eles permitem processos individuais, reprodutíveis e dependentes de produtos e embalagens. E por ezemplo, o vácuo inferior, superior e do produto pode ser controlado e monitorizado garantindo a transparência necessária do processo.

gea

Case study na Handel Tyrol

A máquina de embalagem de termoformagem PowerPak PLUS está em uso na Handel Tyrol GmbH desde o verão de 2018 para embalagem de produtos de bacon. “Provou-se eficiente desde o primeiro dia”, confirma Dieter Ross, chefe de produção da fábrica de Schonwies, na Áustria. Trabalhamos principalmente com filmes impressos, pesos de embalagem e tamanhos que estão constantemente a mudar na Handl Tyrol.

«O novo modelo de máquina define uma referência em termos de desenrolamento de filmes», relata Ross.

«Os filmes superior e inferior são encadeados com rapidez e facilidade. Não são necessários mais ajustes, e o filme não é desperdiçado».

Como resultado das inovações técnicas no PowerPak PLUS:

- A Handl Tyrol obteve beneficios económicos reais como resultado de tempos de configuração mais curtos, que agora são 70% mais rápidos e também reduziu para metade o tempo de troca dos filmes, com 75% a menos de filme perdido durante trocas e praticamente zero erros de embalagem.

Produto comercializado em Portugal por Divertec (Diverembal Lda.)