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Revista TecnoAlimentar

Fundação Auchan quer premiar projetos sobre literacia alimentar

A Fundação Auchan, até agora conhecida como Fundação Auchan para a Juventude, abre um novo concurso a partir desta semana, que se estende agora a projetos que beneficiem todos, sem limite de idade. Os projetos a concurso devem inserir-se na área da alimentação e vão impactar as zonas de implantação das lojas da Auchan.

 

O novo concurso da Fundação Auchan pretende promover projetos sustentáveis com elevado impacto social, que fomentem o conhecimento e a literacia alimentar, a criação de laços sociais através da alimentação saudável, e que combatam a desnutrição. Com este certame, a Fundação pretende responder às necessidades dos cidadãos, qualquer que seja a sua idade, garantindo o acesso a uma boa alimentação.

“Esta mudança no alcance da Fundação permite que não haja restrições na participação do concurso. Se até ao momento os projetos eram direcionados para crianças e jovens, agora não existe qualquer limite. Deixa-nos orgulhosos poder apoiar projetos que vão contribuir para melhorar a saúde das pessoas, o que materializa a nossa visão de criação de valor para a comunidade”, sublinha Paulo Monteiro, Diretor de Responsabilidade Social e Corporativa da Auchan Retail Portugal.

Todos os projetos devem contribuir para uma alimentação saudável, acessível e que seja um fator de integração social nas suas diversas dimensões (prazer, identidade, socialização e nutrição). Os projetos podem traduzir-se em workshops ou encontros culinários; organização de refeições para promover a partilha e “quebrar” a solidão de pessoas sozinhas ou isoladas; capacitar a população em situação de vulnerabilidade económica para a importância da alimentação e da origem dos alimentos; utilizar receitas e produtos locais para assegurar a continuidade do património culinário da região e reforçar os laços entre gerações; apoiar pessoas em situação de doença, por exemplo, a diabetes ou obesidade; contribuir para projetos de construção ou melhoramento de jardins, hortas ou quintas; promover o acesso a alimentos seguros, diversificados, de boa qualidade e em quantidade suficiente a pessoas em situação de vulnerabilidade económica ou social; ou fomentar a criação de projetos que evitem o desperdício alimentar e implementem soluções de economia circular.

As entidades locais sem fins lucrativos poderão submeter candidaturas até 31 de janeiro de 2022 em www.auchan-retail.pt ou através do email fundacaoauchan@auchan.pt. Os projetos vencedores serão apurados por um júri e os colaboradores da Auchan Retail Portugal irão votar no projeto que representará Portugal no concurso internacional da Fundação Auchan, que avaliará os projetos vencedores dos 12 países em que opera.

Desde 2012 em Portugal, a Fundação já apoiou 122 projetos locais dirigidos a crianças e a jovens, com idades compreendidas entre os 5 e os 25 anos, tendo atribuído mais de 1. 400.000 euros a projetos sociais inovadores e com impacto económico e social nas zonas de implantação das suas lojas.