FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

FUCHS vive um papel pioneiro na proteção do clima

A FUCHS PETROLUB é o maior grupo independente de lubrificantes do mundo. Esta posição de liderança significa uma enorme responsabilidade. Um líder antecipa o futuro, define novos rumos e influencia, de forma vital, o desenvolvimento do setor em que opera.

FUCHS

Publireportagem

A FUCHS está consciente disso e assume esta responsabilidade de liderança na íntegra. Por isso, o grupo alemão não coloca a sustentabilidade na lista de prioridades só agora. Já o fez há mais de uma década.

Desde 2010 que as 58 localizações da FUCHS no mundo estão a implementar medidas para reduzir as emissões de CO2 – desde o consumo energético na produção até aos materiais administrativos. Este trabalho contínuo tornou possível a neutralidade em CO2 no dia 1 de janeiro de 2020.

Agora, o grupo FUCHS já pratica um saldo zero de CO2, uma vez que equilibra as emissões que ainda não se conseguem evitar com investimentos de compensação em projetos que protegem o clima.

«A neutralidade em CO2 é um marco muito importante no nosso empenho para proteger o clima. Mesmo assim, apenas é o resultado das várias medidas benéficas que tomámos ao longo dos últimos dez anos», informa Paul Cezanne, diretor-geral da FUCHS Lubrificantes, e garante «que a FUCHS continua empenhada em reduzir ainda mais as emissões de dióxido de carbono».

De 2010 até hoje: 10 medidas da FUCHS para mais sustentabilidade

2010: Stefan Fuchs, Diretor Executivo da FUCHS, assina o Compromisso para Ação Responsável na Economia, com a qual 21 empresas líderes da Alemanha se comprometem a atuar em benefício das pessoas. A sustentabilidade é um dos seis princípios do compromisso.   

2011: A FUCHS cria o cargo do Chief Sustainability Officer, com responsabilidade pela sustentabilidade de todo o grupo.

2012: Cada localização com produção da FUCHS recebe um Local Sustainability Officer.

2013: A Direção publica um Guia de Sustentabilidade que serve de orientação para todos os colaboradores.

2014: A FUCHS assina a Responsible Care Global Charta da Associação Mundial da Indústria Química. Com esta carta global de responsabilidade, as empresas assinantes comprometem-se a contribuir para melhorar a sustentabilidade de forma contínua.

2015: A FUCHS chega à conclusão que a sustentabilidade merece uma área central na empresa e cria um departamento específico que reporta diretamente à Direção Técnica.

2016: A Fundação Prémio Alemão de Sustentabilidade e o Governo Alemão escolhem a FUCHS, entre 800 participantes, como a PME mais sustentável da Alemanha.

2017: As medidas abrangentes para reduzir as emissões de CO2 são reconhecidas: A fábrica de Mannheim da FUCHS é distinguida pela Aliança para Maior Eficiência dos Recursos na Alemanha.

2018: A FUCHS declara o seu apoio aos 17 objetivos das Nações Unidas para um desenvolvimento sustentável.

2019: A FUCHS participa na fundação e assume a liderança da Sustainability Task Force, uma nova força especial da Associação Europeia de Lubrificantes UEIL.

2020: A FUCHS torna-se neutra em CO2.