FUCHS em Portugal: Desde 1989 a apostar na sustentabilidade

Com instalações renovadas, a FUCHS comemora os seus 30 anos em Portugal. A prioridade é o bem-estar dos colaboradores e das colaboradoras e, ao mesmo tempo, a eficiência energética.

Nas palavras de Paul Cezanne, o diretor-geral da FUCHS em Portugal, "se queremos oferecer ao mercado performance, fiabilidade e sustentabilidade, temos que começar por garantir o mesmo às pessoas que aqui trabalham". 2019 é também o ano de lançamento do FUCHS Care, um serviço pioneiro criado em Portugal e com laboratório próprio em Portugal.

A FUCHS renovou os edifícios e ampliou a área administrativa. Investiu no revestimento térmico e acústico, essencial para assegurar a eficiência energética e o bem-estar de colaboradores e colaboradoras que agora têm também à disposição uma nova sala social. Outra novidade das instalações é um sistema de climatização central que garante o aquecimento e arrefecimento de todas as áreas.

Paul Cezanne está ao leme da FUCHS desde a primeira hora: "Já no início, em 1989, o nosso objetivo era proporcionar condições agradáveis à equipa e, até hoje, temos vindo a melhorar as nossas condições de trabalho com o mesmo empenho com que aperfeiçoamos os nossos produtos".A sustentabilidade é fundamental para a FUCHS. A partir de 1 de janeiro de 2020, a empresa vai tornar-se neutra em CO2 na íntegra.

Isto significa que cada uma das 58 localizações vai ser neutra em CO2, desde o consumo de energia na produção até aos materiais administrativos. Para poder arrancar já em 2020, a FUCHS vai compensar as emissões de CO2 que ainda não consegue evitar com investimentos em projetos de proteção climática. Hoje, a FUCHS já consegue produzir cada tonelada de lubrificantes com menos 30% de emissões de CO2 do que em 2010. O empenho pioneiro e contínuo da empresa em desenvolver soluções ecológicas é reconhecido. Em 2016, foi distinguida como a PME mais sustentável da Alemanha.

Foi escolhida entre 800 participantes pela Fundação Prémio Alemão de Sustentabilidade e pelo Governo Alemão. "O prémio é um dos mais conceituados a nível europeu e nós cá em Portugal praticamos precisamente a combinação pela qual a FUCHS foi condecorada: Sucesso económico com responsabilidade social e proteção ambiental", considera o diretor-geral da FUCHS em Portugal.

A aquisição da gama Pentosin e a parceria com a Sparkes & Sparkes foram marcos recentes na estratégia da FUCHS. A primeira foi a união de duas marcas de referência na produção de lubrificantes de qualidade para a indústria automóvel. A excelente reputação da gama Pentosin completou a vasta gama da FUCHS. Com esta aquisição, ampliou a gama de fluidos de transmissões de dupla embraiagem, sistemas de direção assistida e centrais hidráulicas e assim reforçou a sua liderança mundial.

«As novas soluções de elevada especialização tecnológica, em cumprimento com as mais altas exigências internacionais, fazem da FUCHS uma empresa ainda mais polivalente na hora de prestar um serviço de qualidade aos clientes», sublinha Paul Cezanne. Quanto à Sparkes & Sparkes, «é um reconhecimento da nossa qualidade e do valor acrescentado que proporcionamos aos clientes».

A Sparkes & Sparkes é o único especialista em Portugal na reconstrução de caixas de velocidades manuais. A empresa reconstrói 1.000 caixas de velocidades por ano e escolheu a gama TITAN para a lubrificação. O diretor-geral da FUCHS considera que "isto mostra a confiança que depositam em nós. Estou convencido que a qualidade e a especialização da FUCHS permitem à Sparkes & Sparkes oferecer aos seus clientes a melhor performance, tanto em desempenho como em durabilidade".

A grande novidade de 2019: FUCHS Care

O FUCHS Care é um serviço pioneiro criado em Portugal e com laboratório próprio na Maia. Conta com uma equipa técnica altamente qualificada e sempre a postos. Esta equipa visita regularmente a unidade de maquinação dos clientes e assegura a manutenção, a filtração e a troca programada de emulsões. «Para além disso, analisa, monitoriza e faz as recomendações certas na hora certa», explica Paul Cezanne e acrescenta: "O serviço FUCHS Care tem duas grandes vantagens". Os fluidos duram mais tempo em condições ótimas e as empresas podem focar-se no que é realmente importante – a produção. É o fim das manutenções ou mudanças de fluidos mal feitas, da ocupação dos colaboradores em tarefas não-produtivas e das paragens desnecessárias de máquinas. Desta forma, reduz custos diretos e indiretos nas unidades de maquinação e permite rastrear processos de forma organizada, estruturada e regular.

Evolução da FUCHS em Portugal

A FUCHS está em Portugal desde 1989 e tem vindo a oferecer ao mercado português uma das gamas mais alargadas de lubrificantes: lubrificantes automóveis e industriais, massas lubrificantes, fluidos de tratamento de metais, lubrificantes para aplicações especiais e serviços. As primeiras instalações eram em Pedrouços na Maia, onde iniciou a produção de lubrificantes industriais e automóveis. Em 1995, com a aquisição da Luso Química, a FUCHS mudou-se para a Zona Industrial da Maia, onde está até hoje. No âmbito da reorganização dos centros de produção do Grupo FUCHS na Europa, encerrou a sua atividade produtiva em 2013. Na Maia mantém um laboratório de serviço ao cliente: serviços de análises e de GPP – Gestão de Produto em Processo. Em 2019 lançou o serviço FUCHS Care.