FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Fórum anual dos “Vinhos de Portugal” realiza-se já no próximo dia 23

A ViniPortugal, entidade responsável pelo desenvolvimento e execução de estratégias e planos de promoção dos Vinhos de Portugal em mercados internacionais, vai realizar o Fórum Anual dos “Vinhos de Portugal” que vai decorrer no próximo dia 23 de novembro, das 9h30 às 13h00, num formato híbrido, podendo a participação no evento ser, presencial ou online. O formato presencial decorrerá em Fátima, no Steyler Fátima Hotel.

Uma vez ganho o desafio da competitividade, a sustentabilidade e a resposta às preocupações dos cidadãos em matéria de ambiente, alimentos e saúde constituem os principais desafios para o sector vitivinícola europeu nos próximos vinte anos. Neste sentido este ano, a edição do “Fórum Anual dos “Vinhos de Portugal” terá em destaque a Sustentabilidade, nomeadamente o Referencial Nacional de Sustentabilidade tema que a ViniPortugal convidará os participantes a debater juntamente com outros grandes desafios e tendências do sector.

O evento contará, como já é habitual, com a apresentação do balanço do desempenho das exportações dos vinhos portugueses, assim como, uma previsão da performance dos vinhos portugueses em 2022 e a divulgação dos Planos de Marketing e Promoção para 2023.

Este ano haverá ainda lugar para a entrega dos Prémios CNOIV - Comissão Nacional da Organização Internacional da Vinha e do Vinho - que têm por objetivo distinguir os melhores trabalhos nacionais realizados nas áreas da divulgação, experimentação ou investigação nos domínios da viticultura, enologia, economia e direito, nutrição e saúde e o trabalho que mais se destacou pelo seu caráter inovador.

O Fórum contará com a presença da Ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes e das principais entidades e instituições do setor do vinho em Portugal.

Programa:

9h30: Abertura: Presidente da ViniPortugal

9h45: Os Mercados dos Vinhos de Portugal (IVV)

As Exportações 2021 e 2022: dados mais recentes

O Mercado Nacional: evolução, expectativas e condicionantes

10h15: Referencial Nacional de Sustentabilidade

11H00: Perguntas e Respostas

11H15: Espaço Wine in Moderation

11h30: Mesa Redonda Plano de Marketing e Promoção para 2023

Oradores:

IVDP, CVR Alentejana, CVR Dão, CVR Lisboa, CVR Tejo, CVR VV, Sónia Vieira (ViniPortugal)

12h15: Debate

12h45: Entrega Prémios CNOIV

13h:00: Encerramento do Fórum

Presidente da ANDOVI, Presidente do IVV, Ministra da Agricultura e da Alimentação*

A participação no evento é gratuita, mas requer inscrição através do seguinte link. No final do evento os participantes poderão usufruir de um almoço no local, sendo este o único momento pago, com um custo de 25€ por pessoa.

*a confirmar