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Revista TecnoAlimentar

Formar gestores em mercados retalhistas

Ministrar competências nas diferentes áreas de gestão dos mercados municipais, designadamente na área operacional, segurança alimentar, marketing e comunicação, estratégia e gestão de recursos humanos, bem como planeamento económico e decisões financeiras estratégicas, é o objetivo do Curso de Gestão de Mercados Municipais Retalhistas que vai acontecer em Lisboa de 20 de novembro deste ano a 26 de março de 2019. 

mercados

A iniciativa – apresentada na Assembleia Municipal de Lisboa às Juntas de Freguesia do concelho, nomeadamente aos que no âmbito da reforma administrativa assumiram a gestão dos vários mercados municipais – resulta de uma parceria entre a Academia SIMAB, projeto de formação do grupo empresarial que gere a rede pública de mercados abastecedores, e a Câmara Municipal de Lisboa. 

Na sessão de apresentação coube a Rui Paulo Figueiredo, CEO do Grupo SIMAB, e Duarte Cordeiro, vice-presidente da Câmara Municipal de Lisboa, relevar o facto de estarmos perante a primeira grande ação de formação especificamente dirigida a quem gere os mercados retalhistas, planeada por uma bolsa de formadores afeta a duas entidades com reconhecido “know how” nesta área. 

O curso – com 29 sessões de três horas e meia, às terças e quintas-feiras – propõe-se contribuir para o «crescimento sustentado do mercado municipal, de acordo com a estratégia de médio e longo prazo definida pela entidade gestora», ministrando conteúdos que permitam, por exemplo, «executar o orçamento anual e o plano de ações de acordo com a estratégia anual». 

Os sete módulos em que se divide o curso pretendem preparar os formandos - «colaboradores das juntas de freguesia de Lisboa com funções de gestão dos mercados municipais» - para «gerir de forma equilibrada, eficiente e dentro das regras de boas práticas e de acordo com a legislação aplicável, os recursos humanos, materiais e financeiros do mercado municipal, prestando contas atempadamente à entidade gestora e entidades públicas reguladoras e fiscalizadoras». 

Implementar os regulamentos internos gerais e específicos e promotores da sua adequabilidade à realidade do mercado; conhecer e garantir as boas práticas de higiene e segurança alimentar no espaço do mercado; e identificar e desenvolver novas oportunidades de negócio sustentadas num plano de comunicação e marketing são outros objetivos desta formação certificada. 

O Curso de Gestão de Mercados Municipais Retalhistas – cuja formação teórica acontece às terças e quintas-feiras de manhã, no Centro de Inovação da Mouraria, em Lisboa – tem as inscrições abertas até 30 de outubro.