FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

FoodTech Awards promovem as iniciativas empreendedoras e de inovação mais avançadas

Contribuir para o lançamento no mercado de novos negócios e projetos de pesquisa que representem verdadeiros avanços práticos na área de produção e conservação de alimentos e bebidas é o principal objetivo dos prêmios Emprende e Innova, concedidos pela Alimentaria FoodTech. A feira de equipamentos, ingredientes e tecnologia para a indústria alimentícia acontecerá de 26 a 29 de setembro de 2023 na Fira de Barcelona.

O esforço empresarial em empreender e pesquisar tecnologias inovadoras na área de produção e conservação de bebidas será premiado na feira Alimentaria FoodTech, cujos prêmios Emprende e Innova abriram edital para inscrições de projetos.

Em todos os casos, a inovação que apresentam deve representar um avanço significativo, útil e rapidamente aplicável ao mercado, a critério de um júri composto por representantes do mundo empresarial, centros tecnológicos e instituições acadêmicas relevantes no setor de transformação da indústria de alimentos. Da mesma forma, serão avaliadas as suas vantagens competitivas, a sua viabilidade comercial, o seu plano financeiro e a atratividade do seu modelo de negócio para potenciais investidores.

O prazo para submissão de candidaturas aos prémios termina a 23 de junho e os projetos vencedores serão anunciados durante a Alimentaria FoodTech 2023.

Para Ricardo Márquez, diretor da Alimentaria FoodTech, “promover a inovação e o empreendedorismo é uma prioridade da feira, pelo que pretendemos dar a máxima visibilidade e apoio às iniciativas que vão nesse sentido. Para isso, contamos com a valiosa colaboração dos mais importantes centros tecnológicos, associações setoriais e empresas do setor do país”.

Reconhecimento de inovações tecnológicas

Os prémios Emprende distinguem as iniciativas de empresas recém-criadas com sede e registo em Espanha que se destacam pela inovação tecnológica na produção, transformação e conservação de alimentos e bebidas. Esses prêmios representam importante apoio na promoção de ideias de negócios desenvolvidas por startups, empresas de base tecnológica e spin-offs do setor de máquinas, tecnologia e ingredientes alimentícios que aspiram entrar no mercado.

Além disso, pela primeira vez, o Prêmio Emprende está estruturado em quatro categorias, dependendo do impacto do projeto de transformação e/ou conservação; em sustentabilidade e/ou economia circular; na saúde e/ou bem-estar e no Smart Agro.

As empresas vencedoras do Prêmio Emprende terão a oportunidade de ter uma espaço na área FoodTech Innovarena da Alimentaria FoodTech 2023 para apresentar sua inovação, o que lhes permitirá agendar entrevistas com alguns dos 125 compradores de 25 países convidados pelo concurso - o dobro da última edição. Além disso, poderão estabelecer encontros de networking com expositores da feira, centros científicos e de pesquisa, plataformas tecnológicas, investidores e empresas incubadoras ou aceleradoras.

Por sua vez, os prêmios Innova são um reconhecimento aos produtos ou serviços mais inovadores apresentados exclusivamente pelos expositores da Alimentaria FoodTech 2023 e que já foram lançados no mercado. Estão estruturados em cinco categorias: Processos e transformação; Segurança, higiene e qualidade alimentar; Sustentabilidade e economia circular; digitalização; e Saúde e bem-estar, os dois últimos recém-criados.

Para promover estes reconhecimentos, a Alimentaria FoodTech conta com a colaboração da sua comissão científica, presidida pelo Professor Buenaventura Guamis, Professor de Tecnologia Alimentar da Universidade Autónoma de Barcelona (UAB), e que inclui associações como o centro tecnológico Ainia, a Associação de Fabricantes e Comerciantes de Aditivos e Suplementos Alimentares (AFCA), o Instituto de Pesquisa e Tecnologia Agroalimentar (IRTA), a Federação Espanhola de Alimentos e Bebidas (FIAB), o Centro Tecnológico Eurecat da Catalunha e a Fundação Triptolemos, entre outros líderes organizações do setor.

Investimentos em alta

Um total de 412 startups fazem parte do ecossistema empreendedor do setor de Foodtech na Espanha, segundo dados do ICEX España Exportación e Inversiones em seu Relatório Spain Foodtech Nation 2022: Enfrentando novos desafios na cadeia de valor alimentar, este órgão destaca que o investimento em esta indústria aumentou 9,38% no ano passado, atingindo 268 milhões de euros. Além de atrair investidores nacionais e internacionais, estima-se que essas empresas emergentes colaborem com mais de 30.000 empresas dedicadas ao processamento de alimentos, além de mais de 50 universidades especializadas e 20 centros de tecnologia de ponta envolvidos.

Alimentaria FoodTech é o principal ponto de encontro na Espanha para as indústrias de equipamentos, tecnologia e ingredientes de alimentos e bebidas. A feira será realizada de 26 a 29 de setembro de 2023 na Fira de Barcelona Gran Vía para promover a atividade comercial, oportunidades de negócios e exportação de bens e equipamentos. Espera-se a participação de cerca de 200 expositores diretos e um total de 500 marcas representadas.