FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

FoodTech Awards apoia projetos inovadores e startups

Impulsionar a inovação e as empresas emergentes é uma prioridade para a Alimentaria FoodTech. A feira, que acontece de 19 a 22 de outubro de 2021 na Fira de Barcelona, ​​promove a inovação e o empreendedorismo entre as empresas do setor de equipamentos e tecnologia para a indústria alimentar através dos prémios Foodtech Innova e Foodtech Emprende. Estes prémios representam um importante reconhecimento para a investigação do setor e permitem que os participantes abram novas oportunidades no mercado.

foodtech

A terceira edição dos Prémios FoodTech Innova e FoodTech Emprende vai reconhecer os projetos mais inovadores em segurança, higiene e qualidade alimentar; processos e transformação; sustentabilidade e economia circular; indústria 4.0; e saúde e bem-estar; bem como empresas recentemente criadas que apresentem o projeto empresarial e inovador mais atrativo.

Os Foodtech Innova Awards identificam os projetos de negócios dos expositores da feira que se destacam principalmente pela inovação e criatividade e que vêm sendo comercializados desde a última edição da feira, em 2018.

Por sua vez, os Prémios FoodTech Emprende distinguem os projetos de empreendedorismo que contribuem para a inovação tecnológica na transformação e preservação de alimentos e bebidas. Este prémio contribui para a promoção de projetos criativos desenvolvidos por empresas emergentes do setor de máquinas, tecnologia e ingredientes alimentares que procuram ganhar espaço no mercado. Empresas de base tecnológica (EBTS), spin-offs e startups podem registar-se.

Para Ricardo Márquez, diretor da Alimentaria FoodTech, os dois prémios confirmam que a Alimentaria FoodTech «trabalha a inovação como pilar estratégico que está presente tanto na sua oferta expositora como no programa de atividades de transferência de conhecimento desenvolvido em conjunto com centros de tecnologia, associações setoriais e empresas de o setor mais importante do país».

Os Prémios FoodTech Innova e Emprende são organizados em conjunto com uma comissão científica presidida por Buenaventura Guamis, professor de Tecnologia Alimentar, que inclui associações como Ainia, AFCA, IRTA, Fiab e a Fundação Triptolemos, entre outras organizações de referência no setor. Guamis observa que «já não dá  para inovar sozinho. Empresas, universidades, centros de tecnologia e associações devem colaborar para promover a inovação, a competitividade e o desenvolvimento sustentável do setor».

Empreender com visibilidade máxima

A Alimentaria FoodTech presta um serviço a todos os agentes que aplicam tecnologias na cadeia de valor agroalimentar, desde a produção à distribuição comercial de alimentos, proporcionando inovação, eficiência, segurança e sustentabilidade.

Assim, os produtos ou serviços participantes nos Prémios FoodTech Emprende devem estar vinculados aos setores representados na Alimentaria FoodTech: processamento, ingredientes, produtos alimentares intermediários, embalagens e rotulagem, indústria 4.0, segurança alimentar, refrigeração, manutenção, armazenamento, logística ou serviços e indústrias auxiliares, como aplicações para o segmento HORECA.

Um aspeto que é particularmente valorizado pelas empresas participantes nos Prémios FoodTech Emprende é que os finalistas podem ter uma área de exposição no Innovation Meeting Point da feira, espaço dedicado exclusivamente à inovação no setor.

O júri, cuja composição é revelada no dia da cerimónia de prémios, é composto por representantes do mundo empresarial, centros de tecnologia e instituições académicas relevantes do setor de transformação de alimentos e bebidas. São avaliados os aspetos inovadores do projeto, as suas vantagens competitivas, a sua viabilidade comercial, o seu plano financeiro e a atratividade do seu modelo de negócio para potenciais investidores.

Na sua última edição fizeram parte do júri associações e instituições tão relevantes como AFCA, AINIA, ANFACO-CECOPESCA, AZTI, CDTI, CNTA, FIAB, IRTA e IESE.